Sacrifício e liquidação do sujeito: notas sobre a sociologia da música de Adorno

Autores

  • Leopoldo Waizbort Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84811

Palavras-chave:

Adorno, Sociologia da música, Stravinsky, A Sagração da Primavera

Resumo

Este artigo busca retrabalhar alguns aspectos da crítica músico-sociológica de Theodor W. Adorno. Tem por base alguns parágrafos da Filosofia da nova música, em que Adorno analisa A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. Aceita a premissa de que a Filosofia da nova música é um excurso da Dialética do Esclarecimento, e vai aos textos na procura de suas relações internas; daí o papel central da análise e da crítica do tema do sacríficio na Sagração. Trata-se, então, de averiguar na música de Stravinsky o sacríficio e suas múltiplas manifestações. Ao mesmo tempo, quer mostrar como esse sacríficio e suas múltiplas manifestações. Ao mesmo tempo, quer mostrar como esse sacríficio alinha-se à idéia de liquidação do sujeito, recorrente na obra de Adorno. Por fim, aponta algumas premissas fundamentais da crítica de Adorno, procurando relacioná-la à obra músico-sociológica de Max Weber.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leopoldo Waizbort, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Mestrando do Programa de pós-Graduação do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

1990-07-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Waizbort, L. (1990). Sacrifício e liquidação do sujeito: notas sobre a sociologia da música de Adorno. Tempo Social, 2(2), 145-164. https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84811