Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim)

Autores

  • Heloisa Rodrigues Fernandes Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812

Palavras-chave:

Educação religiosa, Educação laica, Durkheim, Dispositivo pedagógico, Sintoma social, Dominação

Resumo

Defensores da educação laica e da educação religiosa têm marcado suas diferenças quanto à moralização infantil através dos efeitos que atribuem aos conteúdos da educação. O dispositivo de moralização laica do qual o discurso durkheimiano é sintoma permite formular a hipótese de que a relação entre os dois dispositivos pedagógicos pode ser de complementaridade e não de oposição.

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Biografia do Autor

  • Heloisa Rodrigues Fernandes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

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Publicado

1990-07-07

Edição

Seção

Projeto de Pesquisa

Como Citar

Fernandes, H. R. (1990). Dispositivo de moralização laica e sintoma social dominante (Um Estado da Educação Moral em Émile Durkheim). Tempo Social, 2(2), 165-186. https://doi.org/10.1590/ts.v2i2.84812