O espaço das práticas culturais: da construção do espaço social ao estudo dos subgrupos pela análise específica de classe

Autores

  • Frédéric Lebaron Université Paris-Saclay
  • Philippe Bonnet University of Copenhagen

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.110544

Palavras-chave:

Sociologie, Classes sociales

Resumo

Quais são as determinantes sociais das orientações culturais e, em particular, qual é o efeito da po-sição de classe sobre as diferenças observadas no universo das práticas culturais? O presente artigo revisita essa questão doravante clássica da sociologia da cultura e da sociologia da estratificação, a partir dos dados de uma pesquisa por questionário, realizada na França em 2003 (“Participação cultural e esportiva”). Mobilizando uma abordagem sistemática de análise geométrica dos dados, trata-se aqui de discutir empiricamente a importância do efeito de pertencimento de classe, tal como pode ser apreendida a partir de nomenclaturas socioprofissionais em diferentes níveis de agregação. Uma vez determinado o efeito do pertencimento de classe e avaliada sua importância de acordo com diversos critérios, estudaremos, em seguida, as variações sociais no interior de três grupos sociais em particular, a fim de mostrar que é possível interpretar sociologicamente a diversidade de práticas culturais no seio de diferentes categorias sociais, eventualmente em níveis ainda mais finos.

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Biografia do Autor

  • Frédéric Lebaron, Université Paris-Saclay

    é professor de sociologia na Universidade de Versailles-Saint-Quentin-en-Yvelines (Université Paris-Saclay).

  • Philippe Bonnet, University of Copenhagen

    Professor associado na IT University of Copenhagen. 

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Publicado

2016-09-06

Edição

Seção

Dossiê - Classes Sociais e Desigualdades: sociabilidade, cultura, política

Como Citar

Lebaron, F., & Bonnet, P. (2016). O espaço das práticas culturais: da construção do espaço social ao estudo dos subgrupos pela análise específica de classe. Tempo Social, 28(2), 11-38. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2016.110544