Um olhar sobre a teoria crítica no Brasil: entrevista com Gabriel Cohn

Autores

  • Ricardo Musse Universidade de São Paulo
  • Stefan Klein Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.150494

Palavras-chave:

Teoria crítica, Theodor Adorno, Gabriel Cohn

Resumo

Entrevista com Gabriel Cohn sobre a teoria crítica no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Musse, Universidade de São Paulo

    Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo.

  • Stefan Klein, Universidade de Brasília

    Professor do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília

Referências

Adorno, Theodor W. (1986), Theodor W. Adorno: sociologia. Org. Gabriel Cohn.. São Paulo, Ática (col. Grandes Cientistas Sociais, 54).

Adorno, Theodor W. ([1951] 2008), Minima moralia: reflexões a partir da vida lesada. Rio de Janeiro, Beco do Azougue.

Adorno, Theodor W. ([1966] 2009), Dialética negativa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

Adorno, Theodor W. & Horkheimer, Max. ([1944] 1985), Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

Cohn, Gabriel (org.). (1971), Comunicação e indústria cultural: leituras de análise dos meios de comunicação na sociedade contemporânea e das manifestações da opinião pública, propaganda e “cultura de massa” nessa sociedade. São Paulo, Nacional.

Cohn, Gabriel. ([1978] 2003), Crítica e resignação: Max Weber e a teoria social. São Paulo, Martins Fontes.

Cohn, Gabriel. (2016), Weber, Frankfurt: teoria e pensamento social 1. Rio de Janeiro, Azougue.

Debord, Guy. ([1967] 1997), A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro, Contraponto.

Fontenelle, Isleide. (2002), O nome da marca: McDonald’s, fetichismo e cultura descartável. São Paulo, Boitempo.

Goldenstein, Gisela Taschner. (1987), Do jornalismo político à indústria cultural. São Paulo, Summus.

Lima, Luiz Costa (org.). (1969), Teoria da cultura de massa. Rio de Janeiro, Saga.

Rocha, Maria Eduarda da Mota. (2003), A nova retórica do grande capital: a publicidade brasileira em tempos neoliberais. São Paulo, tese de doutorado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-12-13

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

Um olhar sobre a teoria crítica no Brasil: entrevista com Gabriel Cohn. (2018). Tempo Social, 30(3), 289-300. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2018.150494