Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.135035

Palavras-chave:

Estratificação horizontal, Ensino superior, Desigualdade de oportunidades

Resumo

O acesso ao ensino superior é fundamental para diminuir as desvantagens de pessoas com origens nos grupos menos privilegiados, na medida em que aumenta as chances de mobilidade social ascendente. A literatura sobre estratificação educacional nos ensina que tanto o acesso aos diferentes tipos de modalidade ofertada (bacharelados, licenciaturas, cursos tecnológicos) quanto quais cursos são escolhidos (medicina, administração ou pedagogia) influenciam as chances de alcançar os melhores empregos. Tendo em vista que os diferentes diplomas universitários não são iguais em termos das vantagens que trazem para os diplomados, e que há diferenças de acesso entre os cursos universitários em termos de classe, gênero e raça, o perfil de acesso a esses cursos deve ser analisado. Neste artigo, avaliamos de forma inédita e desagregada o padrão de expansão do ensino superior brasileiro e como se configuram as oportunidades no sistema. Mobilizando dados do Inep, nossos resultados apontam que pessoas com origem nos estratos mais altos (pais com ensino superior) tinham probabilidade significativamente maior de entrar nos cursos de maior prestígio (medicina, odontologia, engenharias etc.) e em instituições públicas do que pessoas com origem nas classes mais baixas. Também encontramos forte estratificação por gênero tendo em vista que homens têm maior probabilidade de entrar em cursos das ciências exatas e mulheres em cursos relacionados ao ensino e aos cuidados. A estratificação por gênero, no entanto, combina-se de forma não linear com a estratificação por classe de origem, na medida em que há cursos típicos de homens de classe alta, mulheres de classe alta, homens de classe baixa e mulheres de classe baixa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flavio Carvalhaes, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e vice-coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Desigualdade.

  • Carlos Antonio Costa Ribeiro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Professor do Departamento de Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador do Centro de Estudos da Riqueza e Estratificação Social.

Referências

Alon, Sigal & DiPrete, Thomas A. (2015), “Gender Differences in the Formation of a Field of Study Choice Set”. Sociological Science, 2: 50-81.

Arum, Richard; Shavit, Yossi & Gamoran, Adam. (2010), Stratification in Higher Education, a Comparative Study. Palo Alto, Standford University Press.

Ayalon, Hanna & Yogev, Abraham. (2005), “Field of Study and Students’ Stratification in an Expanded System of Higher Education: The Case of Israel”. European Sociological Review, 21(3): 227-241.

Ayalon, Hanna; Grodsky, Eric; Gamoran, Adam & Yogev, Abraham. (2008), “Diversification and Inequality in Higher Education: A Comparison of Israel and the United States”. Sociology of Education, 81(3): 211-241.

Barone, Carlo. (2011), “Some Things Never Change Gender Segregation in Higher Education across Eight Nations and Three Decades”. Sociology of Education, 84(2): 157-176.

Blossfeld, Hans-Peter & Shavit, Yossi. (1993), Persistent Inequality: Changing Educational Attainment in Thirteen Countries. Boulder, Colo, Westview Press.

Boliver, Vikki. (2010), “Expansion, differentiation, and the persistence of social class inequalities in British higher education”. Higher Education, 61(3): 229-242.

Brint, Steven & Karabel, Jerome. (1991), The Diverted Dream. Oxford, Oxford University Press.

Buchmann, Claudia; DiPrete, Thomas A. & McDaniel, Anne. (2008), “Gender Inequalities in Education”. Annual Review of Sociology, 34(1): 319-337.

Charles, Maria. (2005), “National Skill Regimes, Postindustrialism, and Sex Segregation”. Social Politics: International Studies in Gender, State & Society, 12(2): 289-316.

Charles, Maria & Bradley, Karen. (2002), “Equal but Separate? A Cross-National Study of Sex Segregation in Higher Education”. American Sociological Review, 67(4): 573-599.

Collares, Ana Cristina Murta. (2010), Social Inequality anb the Expansion of Higher Education in Brazil. (PhD). Sociology, Universidade de Wisconsin, Madison, wi.

Comin, Álvaro & Barbosa, Rogério Jerônimo. (2011), “Trabalhar para estudar: sobre a pertinência da noção de transição escola-trabalho no Brasil”. Novos Estudos Cebrap, 91: 75-95.

Davies, Scott & Guppy, Neil. (1997), “Fields of Study, College Selectivity, and Student Inequalities in Higher Education”. Social Forces, 75(4): 1417-1438.

Diprete, Thomas A. & Buchmann, Claudia. (2013), The Rise of Women: The Growing Gender Gap in Education and What it Means for American Schools. New York, Russell Sage Foundation.

Feniger, Yariv; Mcdossi, Oded & Ayalon, Hanna. (2015), “Ethno-Religious Differences in Israeli Higher Education: Vertical and Horizontal Dimensions”. European Sociological Review, 31(4): 383–96 (8 de janeiro de 2015).

Fernandes, Danielle Cireno. (2004), “Race, Socioeconomic Development and the Educational Stratification Process in Brazil”. Research in Social Stratification and Mobility, 22: 365-422.

Gerber, Theodore P. & Cheung, Sin Yi. (2008), “Horizontal Stratification in Postsecondary Education: Forms, Explanations, and Implications”. Annual Review of Sociology, 34(1): 299-318.

Hout, Michael. (2012), “Social and Economic Returns to College Education in the United States”. Annual Review of Sociology, 38: 379-400.

Hout, Michael & Diprete, Thomas A. (2006), “What we have learned: rc28’s contributions to knowledge about social stratification”. Research in Social Stratification and Mobility, 24(1): 1-20.

Kerckhoff, Alan C. (1999), “Building Conceptual and Empirical Bridges between Studies of Educational and Labor Force Careers”. In: Kerckhoff, Alan C. (org.). Generating Social Stratification: Toward A New Research Agenda. Boulder, Colo., Westview Press.

Kristen, Cornelia; Reimer, David & Kogan, Irena. (2008), “Higher education entry of Turkish immigrant youth in Germany”. International Journal of Comparative Sociology, 49(2-3): 127-151.

Letichevsky, Ana Carolina; Griboski, Claudia Maffini & Meneghel, Stela Maria. (2016), Enade, quatro recortes, quatro visões. Rio de Janeiro, Fundação Cesgranrio.

Lucas, Samuel R. (2001), “Effectively Maintained Inequality: Education Transitions, Track Mobility, and Social Background Effects”. American Journal of Sociology, 106(6): 1642-1690.

Lucas, Samuel R. & Byrne, Delma. (2017), “Seven Principles for Assessing Effectively Maitained Inequality”. American Behavioral Scientist, 61(1): 132-160.

Marteleto, Leticia; Carvalhaes, Flavio & Hubert, Celia. (2012), “Desigualdades de oportunidades educacionais dos adolescentes no Brasil e no México”. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, 29(2): 277-302.

Marteleto, Letícia; Gelber, Denisse; Hubert, Celia & Salinas, Viviana. (2012), “Educational Inequalities among Latin American Adolescents: Continuities and Changes over the 1980s, 1990s and 2000s”. Research in Social Stratification and Mobility, 30(3): 352-375.

Marteleto, Leticia; Marschner, Murillo & Carvalhaes, Flavio. (2016), “Educational stratification after a decade of reforms on higher education access in Brazil”. Research in Social Stratification and Mobility, 46(Part B): 99-111.

Martins, Carlos Benedito. (2006), “Uma Reforma Necessária”. Educação & Sociedade, 27: 1001-1020.

Menezes-Filho, Naércio & Kirschbaum, Charles. (2015), “Educação e desigualdade no Brasil”. In: Arretche, M. (Org.), Trajetórias das desigualdades. Como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo, Editora Unesp.

Neves, Clarissa Eckert Baeta. (2003), “Diversificação do sistema de educação terciária: um desafio para o Brasil”. Tempo Social, 15(1): 21-44.

Posselt, Julie Renee; Jaquette, Ozan; Bielby, Rob & Bastedo, Michael N. (2012), “Access Without Equity? Longitudinal Analyses of Institutional Stratification by Race and Ethnicity, 1972-2004”. American Educational Researcher, 49(6): 1074-1111.

Powers, Daniel A. & Xie, Yu. (2000), Statistical methods for categorical data analysis. Londres, Academic.

Prates, Antonio Augusto Pereira & Barbosa, Maria Ligia de Oliveira. (2015), “A expansão e as possibilidades de democratização do Ensino Superior no Brasil”. Caderno crh, 28(74): 327-340.

Prates, Antonio Augusto Pereira & Collares, Ana Cristina Murta. (2014), Desigualdade e expansão do Ensino Superior na Sociedade Contemporânea:o caso brasileiro no final do Sec. xx e princípios do Sec. xxi. Belo Horizonte, Fino Traço.

Prates, Antonio Augusto Pereira; Silva, Mateus Faleiro & Paula, Túlio Silva de. (2012), “Natureza Administrativa das Instituições de Ensino Superior, gestão organizacional e o acesso aos postos de trabalho de maior prestígio no mercado de trabalho”. Sociedade e Estado, 27(1): 25-44.

Raftery, Adrian E. & Hout, Michael. (1993), “Maximally Maintained Inequality: Expansion, Reform, and Opportunity in Irish Education, 1921-75”. Sociology of Education, 66(1): 41-62.

Reimer, David & Pollak, Reinhard. (2010) “Educational Expansion and Its Consequences for Vertical and Horizontal Inequalities in Access to Higher Education in West Germany”. European Sociological Review, 26(4): 415-430.

Ribeiro, Carlos Antônio Costa. (2011), “Desigualdade de oportunidades e resultados educacionais no Brasil”. Dados, 54: 41-88.

Ribeiro, Carlos Antônio Costa & Schlegel, Rogério. (2015), “Estratificação horizontal da educação superior no Brasil (1960 a 2010)”. In: Arretche, M. (Org.), Trajetórias das desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos cinquenta anos. São Paulo, Editora Unesp, pp. 133-162.

Sampaio, Helena. (2014), “Diversidade e diferenciação no ensino superior no Brasil: conceitos para discussão”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 29(84): 43-55.

Sampaio, Helena; Limongi, Fernando & Torres, Haroldo. (2001), Eqüidade e heterogeneidade no ensino superior brasileiro. Documento de Trabalho 1/00. Documento de Trabalho 1/00. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior. São Paulo, Universidade de São Paulo.

Schwartzman, Simon. (2004), “Equity, quality and relevance in higher education in Brazil”. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 76(1): 173-188.

Schwartzman, Simon. (2008), “A questão da inclusão social na universidade brasileira”. In: Peixoto, M. D. C. D. L. & Aranha, A. (Orgs.). Universidade pública e inclusão social, experiência e imaginação. Belo Horizonte, Editora ufmg.

Shavit, Y.; Yaish, M. & Bar-Haim, E. (2007), “The Persistence of Persistent Inequality”. In: Scherer, S. et al. (Orgs.). From Origin to Destination, Trends and Mechanisms in Social Stratification Research. Frankfurt e Nova York, Campus.

Statacorp. (2013), Stata Statistical Software: Release 13. College Station, tx: StataCorp lp.

Torche, Florencia & Ribeiro, Carlos Costa. (2012), “Parental wealth and children’s outcomes over the life-course in Brazil: A propensity score matching analysis”. Research in Social Stratification and Mobility, 30(1): 79–96.

Triventi, Moris. (2013), “Stratification in Higher Education and Its Relationship with Social Inequality: A Comparative Study of 11 European Countries”. European Sociological Review, 29(3): 489-502.

Van De Werfhorst, Herman G. (2011), “Skill and education effects on earnings in 18 Countries: The role of national educational institutions”. Social Science Research, 40(4): 1078-1090.

Van De Werfhorst, Herman G. & Kraaykamp, Gerbert. (2001), “Four Field-Related Educational Resources and Their Impact on Labor, Consumption, and Sociopolitical Orientation”. Sociology of Education, 74(4): 296-317.

Van De Werfhorst, Herman G.; Sullivan, A & Cheung, Sin Yi. (2003), “Social Class, Ability and Choice of Subject in Secondary and Tertiary Education in Britain”. British Educational Research Journal, 29: 41-64.

Verhine, Robert Evan; Dantas, Lys Maria Vinhaes & Soares, José Francisco. (2006) “Do Provão ao Enade: uma análise comparativa dos exames nacionais utilizados no Ensino Superior Brasileiro”. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação, 14(52): 291-310.

Zarifa, David. (2012), “Choosing fields in an expansionary era: Comparing two cohorts of baccalaureate degree-holders in the United States and Canada”. Research in Social Stratification and Mobility, 30(3): 328-351.

Downloads

Publicado

2019-04-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estratificação horizontal da educação superior no Brasil: desigualdades de classe, gênero e raça em um contexto de expansão educacional. (2019). Tempo Social, 31(1), 195-233. https://doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.135035