A identidade como obra coletiva em O Cortesão, de Baldassare Castiglion

Autores

  • Valéria Paiva Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Programa de Pós-Graduação em Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702009000100006

Palavras-chave:

Sociabilidade renascentista, Identidade, Dissimulação, Baldassare Castiglione

Resumo

Retomando alguns aspectos da tradição retórica, este artigo analisa a estrutura narrativa de um livro clássico das sociedades de corte -O Cortesão -, mostrando a dissimulação como um elemento-chave tanto para a automodelagem da identidade como para a sociabilidade no Renascimento. Desde a análise clássica de Norbert Elias os tratados de corte passaram a receber mais atenção da crítica sociológica. Entretanto, a dissimulação é normalmente relacionada, por essa crítica, com interesses ocultos, mas raramente com um critério moral e estético para a ação social. Essa é a perspectiva adotada neste artigo.

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Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A identidade como obra coletiva em O Cortesão, de Baldassare Castiglion . (2009). Tempo Social, 21(1), 91-111. https://doi.org/10.1590/S0103-20702009000100006