Comunidades de vida no Espírito Santo: juventude e religião

Autores

  • Cecília Loreto Mariz Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000200011

Palavras-chave:

Juventude, Religião, Comunidade, Catolicismo, Movimento carismático

Resumo

Dados coletados sobre a Renovação Carismática Católica (RCC) têm revelado a importância dos jovens na criação, na manutenção e no crescimento das chamadas "Comunidades de Vida no Espírito". A maior parte dessas comunidades foi criada para e/ou por jovens. Dentre as estudadas, a Toca de Assis é a que mais chama a atenção pela juventude de seus membros, sendo também a que opta por um estilo mais radical de vida na busca da santidade. A partir desses dados e da reflexão sobre o conceito de juventude na modernidade, pretende-se neste artigo refletir sobre a radicalidade das experiências juvenis em distintas esferas da vida, mas especialmente na religião e na política, para entender o papel tenso e ambíguo desempenhado pelos jovens em movimentos religiosos diversos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARIÈS, Philippe. (1981), História social da criança e da família. São Paulo, LTC.

BAUMAN, Zygmunt. (2003), Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

BERGER, Peter L. (1985), O dossel sagrado. São Paulo, Paulus.

BIRMAN, P. (2000), Religiosidade, pluralismo e nação: as seitas na França hoje. Tese para Concurso Público de Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

CAMPICHE, Roland. (1997), Cultures jeunes et religions en Europe. Paris, Les Éditions du Cerf.

CAMURÇA, Marcelo A. (2001), “Religiosidade moderna e esclarecida entre os universitários de Juiz de Fora – MG”. Debates do NER, 2 (2): 37- 65.

CARDOSO, Alexandre, PEREZ, Lea & OLIVEIRA, Luciana. (2001), “Quem mora ao lado? O pecado ou a virtude? Um estudo comparativo sobre religião e política entre estudantes de Ciências Sociais e de Comunicação da FAFICH – UFMG”. Debates do NER, 2 (2): 65-102.

CARRANZA, Brenda. (2000), Renovação Carismática: origens mudanças e tendências. Aparecida, Editora Santuário.

COHEN, Martine. (1990), “Les renoveaux catholique et juif en France”. In: CHAMPION, F. & HERVIEU–LEGER, D. De l’émotion en religion; renouveaux et traditions. Paris, Centurion, pp. 123-169.

COHEN, Martine. (1997), “La regulation catholique des pratiques pentecôtistes au sein du Renouveau Charismatique Français”. In: BERTIN, George & ROUSSEAU, Marie Claude, Pentêcote: de l’intime au social. Nantes, Siloë – Université Catholique de l’Ouest, pp.131-150.

CSORDAS, Thomas. (1997), Language, charisma and creativity: the ritual life of a religious movement. Berkeley, University of California Press.

CUNHA, Olívia Gomes da. (1993), “ ‘Fazendo a coisa certa’: reggae, rastas e pentecostais em Salvador”. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 8 (23): 120-137.

DALGALARRONDO, Paulo et al. (2004), “Religião e uso de drogas por adolescentes”. Revista Brasileira de Psiquiatria, 26 (2): 82-90.

DURKHEIM, E. (1977), O suicídio. 2 ed. Lisboa, Editorial Presença.

DURKHEIM, E. (1985), As formas elementares da vida religiosa. São Paulo, Paulinas.

EVANS-PRITCHARD, E. (2002), Os nuer. São Paulo, Perspectiva.

FERNANDES, Sílvia R. A. (2002), “Prática religiosa e participação social”. In: CERIS (2002), Desafios do catolicismo na cidade: pesquisa em regiões metropolitanas brasileiras. São Paulo, Paulus, pp. 88-136.

FERNANDES, Sílvia R. A. (2004), “Ser padre pra ser santo”; “Ser freira pra servir”: a construção social da vocação religiosa -uma análise comparativa entre rapazes e moças no Rio de Janeiro. Tese de doutorado em Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

FERREIRA, Walace. (2005), “Pão da Vida: uma alternativa religiosa à sociedade contemporânea”. Resumo publicado nos anais do XII Congresso Brasileiro de Sociologia, p. 476.

FULTON, John. (2003), Religion youth and young adults. Trabalho apresentado na XXVII Conferência SISR/ISSR, Turim, jul. 2003.

LEITÃO, Márcia. (1997), Igreja Universal: a guardiã da juventude. Dissertação de mestrado, Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

LOPES, Paulo Victor Leite. (2005), “O ‘carisma’ como um dom: vocação e reciprocidade em comunidades de Aliança e Vida no Espírito Santo”. Resumo publicado nos anais XII Congresso Brasileiro de Sociologia, p. 444.

MACHADO, Maria das Dores C. (1996), Carismáticos e pentecostais: adesão religiosa na esfera familiar. São Paulo/Campinas, Anpocs/Editores Autores Associados.

MARIZ, Cecília L. (2001), “Pentecostalismo, Renovação Carismática e Comunidade de Base: uma análise comparada”. Cadernos do Ceris, 1 (2): 11-42 e 69-73.

MARIZ, Cecília L. (2003), “A Renovação Carismática Católica: uma igreja dentro da Igreja?”. Civitas, 3 (1): 169-186, Porto Alegre, PUC-RS.

MARIZ, Cecília L. (2005), “Comunidades de Vida no Espírito Santo: um novo modelo de família?”. In: DUARTE, Luis Fernando et al. (org.). Família e religião. Rio de Janeiro, Contra Capa.

MEAD, Margareth. (1995), Adolescencia y cultura en Samoa. Barcelona, Paidós.

MINUZZI, Débora. (2005), “Comunidade de Vida na MRCC”. Resumo publicado nos anais XII Congresso Brasileiro de Sociologia, p. 361.

MIRANDA, Júlia. (1999), Carisma, sociedade e política: novas linguagens do religioso no político. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.

NOVAES, Regina. (2004), “Os jovens sem religião: ventos secularizantes, espírito da época e novos sincretismos”. Estudos Avançados, 18 (52): 321-330, set./dez.

OLIVEIRA, Eliane Martins. (2003), “O mergulho no Espírito de Deus”: diálogos (im)possíveis entre a Renovação Carismática Católica (RCC) e a Nova Era na Comunidade de Vida no Espírito Canção Nova. Dissertação de mestrado, Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

OLIVEIRA, Eliane Martins. (2004), “O mergulho no Espírito Santo: interfaces entre o catolicismo carismático e a Nova Era (o caso da comunidade de vida no Espírito Santo Canção Nova)”. Religião e Sociedade, 24 (1): 85-112.

PERALVA, Angelina. (1996), A juvenização da violência e angústia da morte. Anpocs, Caxambu.

SANCHEZ, Z. et al. (2004), “Fatores protetores de adolescentes contra o uso de drogas com ênfase na religiosidade”. Ciência & Saúde Coletiva, 9 (1): 43-55.

SEMAN, Pablo F. (1994), “Identidad de los jóvenes pentecotales”. In: FRIGERIO, Alejandro (org.). El pentecostalismo en la Argentina. Buenos Aires, Centro Editor de América Latina, pp. 80-94.

SERRANO, Barbara. (2003), “Le ‘groupe jeune’, entre individualisme et soumission à l’autorité”. In: CORTEN, André, DOZON, J.-P. & ORO, Ari Pedro (orgs.). Les nouveaux conquerants de la foi: la Eglise Universalle du Royaume de Dieu. Paris, Karthala, pp. 57-65.

SPOSITO, Marília Pontes A. (2001), “Produção do conhecimento sobre juventude na área de educação no Brasil a educação”. International Studies on Law and Education. São Paulo, 4: 37-55.

STEIL, Carlos Alberto, ALVES, Daniel & HERRERA, Sônia. (2001), “Religião e política entre os alunos de Ciências Sociais: um perfil”. Debates do NER, 2 (2): 9-36.

URQHART, Gordon. (2002), A armada do papa: os segredos e o poder das novas seitas da Igreja Católica. Rio de Janeiro, Record.

WEBER, Max. (1982a), “A ciência como vocação”. In: Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, Zahar.

WEBER, Max. (1982b), “Rejeições religiosas do mundo e suas direções”. In: Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro, Zahar.

WEBER, Max. (1991), Economia e sociedade. Brasília, Editora da UnB.

ZANETTI, Hermes. (1999), Juventude e revolução: uma investigação sobre atitude revolucionária no Brasil. Dissertação de mestrado, Brasília, Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2005-11-01

Edição

Seção

Análises

Como Citar

Comunidades de vida no Espírito Santo: juventude e religião . (2005). Tempo Social, 17(2), 253-273. https://doi.org/10.1590/S0103-20702005000200011