O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não foi encaminhada para avaliação por outro periódico.
  • O arquivo submetido não possui identificação autoral e as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Foram fornecidas todas as informações solicitadas nos "Metadados da submissão", o ORCID,  a URL  pessoal (p.ex. a página do currículo do(s) Autor(es) na Plataforma Lattes) e a biografia resumida do(s) Autor(es)).
  • O arquivo da submissão está em formato *.doc, *.docx, *.rtf, *.odt ou compatível.
  • Todas as URLs para as referências foram informadas com o seus respectivos hiperlinks.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página "Sobre a Revista".
  • O autor detem autorização para a reprodução de material inédito ou com direito autoral reservado, assumindo a responsabilidade para responder pelos direitos de reprodução.

Diretrizes para Autores

DIRETRIZES GERAIS

A revista Via Atlântica publica apenas material inédito e original, repudiando quaisquer formas de plágio ou autoplágio.

A revista Via Atlântica aceita artigos em Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Língua Espanhola e Língua Francesa. Serão aceitos artigos de Doutores e doutorandos. Mestres e alunos de cursos de Mestrado, apenas em parceria com um doutor, preferencialmente o seu orientador. Traduções de artigos, ensaios, resenhas e entrevistas devem conter, obrigatoriamente, a informação da fonte e/ou da publicação original, sendo a revista Via Atlânticao seu primeiro veículo para a publicação em Língua Portuguesa.

A Via Atlântica é composta pelas seguintes seções:

Dossiê, para artigos que atendam às chamadas públicas de temáticas específicas de cada número;

Outros Textos, para artigos e ensaios cuja temática não esteja necessariamente vinculada ao tema do dossiê;

Resenhas (Recensões) de obras de interesse cujas temáticas estejam ou não vinculada ao tema do dossiê;

Entrevistas com autores, artistas, criadores, pesquisadores, críticos, teóricos e docentes, que sejam se vinculem ao foco e ao escopo da revista.

São de absoluta responsabilidade dos autores os conceitos e opiniões emitidos, bem como a indicação de autoria de fontes bibliográficas, iconográficas, tabelas e/ou gráficos. Devem ser utilizados hiperlinks para fontes da web.

O envio de artigos por seus autores pressupõe a cessão dos direitos de publicação à revista Via Atlântica.

Textos em desacordo com a política, escopo e normas de publicação da Via Atlântica serão sumariamente rejeitados.

 

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

Os artigos, ensaios e entrevistas não devem ultrapassar o total de 40.000 caracteres (com espaço). As resenhas não devem ultrapassar o total de 15.000 caracteres (com espaço).

Todos os manuscritos encaminhados para publicação serão submetidos a avaliação duplo-cega por pares. O parecerista, cujo anonimato está garantido, deverá se orientar pelo formulário de avaliação (cujo modelo pode ser encontrado aqui).

A avaliação e seleção de textos resultarão em uma das seguintes decisões editoriais:

Aceitar;

Revisões requeridas: nesta decisão serão informadas ao autor alterações e correções a serem sanadas antes da revisão e edição do texto;

Submeter a nova rodada de avaliação: quando a primeira dupla de pareceristas não informou decisão consensual;

Rejeitar: nesta decisão serão apontados os itens que levaram à reprovação do texto, mediante comunicação com o autor. Os textos "reprovados" serão arquivados.

A avaliação e publicação de manuscrito submetido à seção Outros Textos poderá ocorrer até dois anos ou quatro volumes ordinários consecutivos da Via Atlântica após a sua submissão.

 
NORMATIZAÇÃO TÉCNICA

I - ARTIGOS

Elementos pré-textuais

  1. Todos os elementos pré-textuais devem ser apresentados em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples entre linhas.
  2. Todos os elementos textuais (texto e citações) devem ser apresentados em fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5 entre linhas.
  3. TÍTULO, na primeira linha e, quando houver, SUBTÍTULO, na segunda linha, ambos em caixa alta, centralizado, negrito, na seguinte ordem: título (e subtítulo) no idioma original, título (e subtítulo) em português e título em inglês (e subtítulo). ;
  4. O(s) nome(s) do(s) autor(es) não deve(m) ser informado(s), nem a sua filiação institucional, em seu lugar deve ser colocada a palavra Autor, em caixa baixa, em Times New Roman, 12, alinhada à direita. No caso de haver co-autores, devem vir numerados, Autor 1, Autor 2, Autor 3 etc. Por ocasião da fase de edição, o(s) nome(s) do(s) autor(es) será/serão e sua(s) biografia(s) extraídos dos metadados da submissão.
  5. RESUMO (RESUMO, ABSTRACT, RESUMEN, RESUMÉ): texto do resumo no idioma original O resumo deve conter no máximo 700 caracteres (com espaço), em parágrafo único, com fonte Times New Roman 12, em caixa baixa, espaço simples entre linhas.
  6. Em caso de texto original em idioma diverso ao português e ao inglês, após o resumo no idioma original, devem constar o resumo em português e o resumo em inglês, colocados obrigatoriamente nesta ordem. Cada resumo deve conter, impreterivelmente, no máximo 700 caracteres (com espaço), em parágrafo único.
  7. PALAVRAS-CHAVE: Duas linhas abaixo do ABSTRACT. No idioma original do texto, em português e em inglês, precedidas das palavras: PALAVRAS-CHAVE; KEYWORDS; PALABRAS CLAVE ou MOTS-CLÉS. Mínimo 3 e máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgula.
  8. Independemente da língua em que for encaminhado, o artigo deverá conter o título e resumo em Língua Portuguesa e Inglesa.
  9. Resumos e palavras-chave (em português e em idiomas estrangeiros) devem estar em parágrafos único, justificados.

Elementos textuais

  1. Fonte: Times New Roman, corpo 12; alinhamento justificado ao longo de todo o texto;
  2. Espaçamento: 1,5 (um e meio) entre linhas, mesmo no caso de citações recuadas (mais de 3 linhas). Em caso de citações com mais de três linhas, utilizar espaçamento simples (1);
  3. Margens de 2,5 cm;
  4. Páginas com numeração superior à direita;
  5. Parágrafos com adentramento de 1,25 cm;
  6. Uso do itálico para destacar termos, frases ou estrangeirismos, e não o negrito ou as aspas. Deve se ainda usar o itálico para títulos de livros, filmes, jornais, revistas, etc., mas não para artigos de revistas ou capítulos de livros, que devem estar entre aspas.
  7. Citações: no corpo do texto, entre aspas duplas, quando forem de até 3 linhas; mais de 3 linhas devem ser destacadas fora do corpo do texto: Fonte Times New Roman corpo 12, com recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas, espaço simples entre linhas;
  8. Crédito de citação: deve aparecer logo após o final da citação, dentro do texto citado, entre parênteses, com sobrenome do autor em caixa alta, ano de publicação e número(s) da(s) páginas(s) onde consta a referência. Ex.: (NUNES, 2009, p. 36);
  9. Notas de pé de página (rodapé): devem ser sempre explicativas e restritas ao mínimo indispensável, numeradas sequencialmente e alocadas ao final da página correspondente. Fonte Times New Roman 10 (padrão), alinhamento justificado, com espaço simples dentro da nota e entre as notas.
  10. As referências bibliográficas completas devem vir ao final do texto, precedidas do subtítulo Referências (em caixa baixa, negrito), seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O espaçamento entre linhas nas Referências deve ser simples, com espaço entre parágrafos 6 antes do parágrafo.

 

Exemplos de referências

LIVROS

CARVALHO, Ruy Duarte de. Desmedida. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2010.

SOBRENOME, Prenome*. Título: subtítulo (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação da obra. Volume (coleção ou série).

Embora seja possível abreviar o prenome do autor (CARVALHO, R. D.), damos preferência ao prenome por extenso.

- CAPÍTULO DE LIVRO

MEDEIROS, Paulo de. Apontamentos para conceptualizar uma Europa pós-colonial. In SANCHES, M. (org.). Portugal não é um país pequeno. Contar o “império” na pós-colonialidade. Lisboa: Livros Cotovia, 2006, p. 339-356.

SOBRENOME, Prenome (do autor do capítulo). Título: subtítulo do capítulo (se houver). In: SOBRENOME, PRENOME abreviado (do(s) autor(es) do livro) (tipo de participação do(s) autor(es) na obra, p. Ex., Org(s). Título do livro: subtítulo do livro (se houver). Local de publicação: Editora, data de publicação, paginação referente ao capítulo.

PERIÓDICOS

1. Artigo de Revista Institucional

Impresso

LEITE, Ana Mafalda. A fraternidade das palavras. Via Atlântica / USP, São Paulo, n. 5, p.20-28, 2002.

SOBRENOME, Prenome (do autor do artigo). Título: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico (com referência da instituição ao qual está vinculado), Local de publicação, volume (se houver), número do periódico, paginação referente ao artigo, ano de publicação.

Online

COMANDULLI DA CUNHA, Ana Cristina. Breve notícia sobre um manuscrito autógrafo de Almeida Garrett: outra versão de um poema de Folhas caídas. Abril – NEPA / UFF, [S.l.], v. 9, n. 19, p. 151-161, 2017. Disponível em: <http://www.revistaabril.uff.br/index.php/revistaabril/article/view/440>. Acesso em: 15 dez 2017

SOBRENOME, Prenome (do autor do artigo). Título: subtítulo do artigo (se houver). Título do periódico (com referência da instituição ao qual está vinculado), Local de publicação, volume (se houver), número do periódico, paginação referente ao artigo (se houver), ano de publicação. Disponível em <URL>. Acesso em: dia mês ano

Os hiperlinks devem ser mantidos.

2. Artigo de Revista (geral)

MANSILLA, H. C. F. La controversia entre universalismo y particularismo en la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n. 2, primavera 1998.

3. Artigo e/ou matéria de jornal

  3.1 Artigo

SCHWARZ, Roberto. Nunca fomos tão engajados. Folha de S.Paulo. São Paulo, 26 de jun. de 1994, Caderno Mais!, p. E4.

  3.2. Matéria de jornal assinada

LEAL, L.N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 3, 25 abr. 1999.

4. Monografias, dissertações e teses

SARAIVA, Sueli. A experiência do tempo em dois romances africanos: Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra e Mãe, materno mar. 147p. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008.

SOBRENOME, Prenome. Título: subtítulo (se houver). Total de páginas. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) ou Monografia - Instituição onde foi apresentada. Local e ano da apresentação.

5. Trabalhos publicados em Anais de congressos ou encontros científicos

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9.; 1994, São Paulo. Anais. São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

6. Documentos digitais (online)

GOMES, Simone Caputo. Apresentação. In: Amar Cabo Verde. Disponível em:<http://www.simonecaputogomes.com/new/>.Acesso em 22 jun 2015.

SOBRENOME, Prenome (se houver). Título do site (se houver). Disponível em: [Endereço da URL]. Acesso em: [Data do acesso]. Os hiperlinks devem ser mantidos.

7. Imagens e ilustrações

Devem ser designadas como FIGURAS, TABELAS ou GRÁFICOS e numeradas em arábico no texto aparecem designadas pela abreviatura (Fig. 1; Tab. 1; Graf. 1), legenda em fonte Times New Roman, 10; espaçamento simples. Devem vir, preferencialmente, ao final do texto e possuir a indicação de hiperlinks das fontes, caso sejam a reprodução de objetos da web.

 

Fig 1. – A passarola de Alexandre de Gusmão (https://www.vortexmag.net/passarola-gusmao-primeiro-homem-do-mundo-voar-um-padre-portugues/)

 

II) RESENHAS

As resenhas não podem exceder 15.000 caracteres.

As resenhas de livros não possuem título específico e sua apresentação se dá pelo título do livro resenhado, alinhado à esquerda, em caixa alta, fonte Times New Roman, 12, negrito, seguido pela palavra resenha, entre parêntesis.

Uma linha abaixo do título do livro deve constar a referência bibliográfica completa do livro resenhado, em parágrafo justificado, fonte Times New Roman, 12.

Uma linha abaixo deve ser colocada a palavra AUTOR, alinha à direita, fonte Times New Roman, 12.

O texto da resenha deve seguir as mesmas diretrizes para a apresentação de artigos,

 

III) ENTREVISTAS

As entrevistas devem seguir rígidas normas de transcrição, como em observa em http://www.oneesp.ufscar.br/texto_orientacao_transcricao_entrevista ou em PRETI, D. (org). O discurso oral culto 2ª ed. São Paulo: Humanitas Publicações – FFLCH/USP, 1999 – (Projetos Paralelos. V.2) 224p.  As entrevistas não podem ser manipuladas textualmente, a fim de se obter uma “perfeição narrativa” do discurso oral. Diferente de entrevistas publicadas em revistas temáticas não científicas, as entrevistas acadêmicas devem ser minuciosamente reproduzidas sob as formas e normas técnicas e metodológica indicadas.

As entrevistas não podem exceder 40.000 caracteres.

As entrevistas devem possuir um TÍTULO, sempre seguido, como SUBTÌTULO, da expressão entrevista com (Nome do entrevistado), justificados, em caixa alta, fonte Times New Roman, 12, negrito.

Uma linha abaixo deve ser colocada a palavra ENTREVISTADOR, alinhada à direita, fonte Times New Roman, 12. A entrevista deve conter RESUMO e PALAVRAS-CHAVE, seguindo as mesmas diretrizes de apresentação de artigos, com traduções de título, resumo e palavras-chave para a Língua Portuguesa, quando a entrevista for dada em língua diferente, e Língua Inglesa.

Após o resumo deve constar breve apresentação do entrevistado e as circunstâncias da entrevista, seguindo as mesmas diretrizes de apresentação de artigos.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.