Dossiê 39: Literatura, feminismos e história: imbricações possíveis

2020-07-22

Em sua trigésima nona edição, a revista Via Atlântica, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (DLCV FFLCH USP), trará o dossiê temático Literatura, feminismos e história: imbricações possíveis, pretendendo ampliar as reflexões em torno da produção literária e ensaística de mulheres a partir do modo-de-produção capitalista em suas diversas configurações: históricas, sociais, afetivas, políticas, econômicas e culturais. Lembrando, com Virgínia Woolf, os enfrentamentos vividos pelas mulheres ao longo da história, o seu distanciamento compulsório da vida pública e o seu confinamento à vida privada.

Dentro deste debate a importância de autoras como Heleieth Saffioti, referência essencial para o feminismo marxista do Brasil ao desenvolver o tema da mulher na sociedade de classes, e as contribuições dos estudos interseccionais oriundos do pensamento de Angela Davis, que sinalizaram para a realidade de mulheres negras presas por um triplo grilhão de opressão - como negras, como trabalhadoras e como mulheres - são centrais para a problematização do papel da mulher no mundo contemporâneo.

Neste número da revista Via Atlântica convidamos professores, pesquisadores e membros da comunidade acadêmica para submeter artigos para esta edição.

Organização: Rejane Vecchia da Rocha e Silva (USP), Paola Poma (USP), Ianá de Souza Pereira (USP).

Prorrogação do período para envio de manuscritos originais: até 20/01/2021

Informações gerais: Para submissão de artigos, é necessário que o interessado acesse aqui, onde fará o seu cadastro, através do qual o artigo será submetido. Não serão aceitos artigos fora das normas de publicação contidas na seção “Submissões”, enviados por e-mail ou qualquer outra via que não aquela disponibilizada no site indicado. Cabe aos autores completarem corretamente e integralmente a página de metadados referente à sua submissão, inclusive com sua biografia e e-mail atualizados. Pede-se que não se preencha as caixas com títulos e pronomes de tratamento do tipo (“Senhor(a)”, “Doutor(a)”, “Professor(a)”, etc.). Os artigos deverão ser submetidos sem identificação de autor no corpo do texto. Os manuscritos submetidos à publicação passarão por avaliação duplo-cega por pares, e devem ser encaminhados pelos autores à seção da revista a que mais se adequarem (Dossiê, Outros Textos, Resenhas, Entrevistas, etc.).

Contatoviaatlantica@usp.brcelp@usp.br