Como um vírus: a doença do salazarismo em a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe em diálogo com "Afirma Pereira" de Antonio Tabucchi

Autores

  • Maria Célia Martirani Bernardi Fantin Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i29.107290

Palavras-chave:

Valter Hugo Mãe, Tabucchi, doença, salazarismo

Resumo

Este estudo pretende analisar a obra a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe em diálogo com o romance Afirma Pereira de Antonio Tabucchi. Nossa base de sustentação comparatista encontra respaldo na tese de que o salazarismo - pano de fundo dos dois livros – pode ser lido, metaforicamente, como uma doença que afetou, de modo cabal, o corpo social português, gerando o que passou a ser denominado: “fascismo dos bons homens”. Os protagonistas dos dois romances, cada qual a seu modo, reagem de maneira distinta às pressões alienantes daquele “grande mal”, cujas raízes podem ser esclarecidas à luz das reflexões de Hannah Arendt em Origens do totalitarismo e Elias Canetti em Massa e poder.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Célia Martirani Bernardi Fantin, Universidade Federal do Paraná
    Maria Célia Martirani Bernardi Fantin (Maria Célia Martirani) nasceu em São Paulo (S.P.), graduou-se em Direito pela USP e Letras pela PUC. É doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela F.F.L.C.H. USP. Atualmente mora em Curitiba (PR), onde exerce o cargo de professora de Língua e Literatura Italiana da U.F.P.R., no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. É tradutora do autor italiano Claudio Magris e autora de Para que as árvores não tombem de pé- Affinché gli alberi non cadano in piede (contos)

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Dossiê 29: Tecidos do Humano - Literatura e Medicina

Como Citar

FANTIN, Maria Célia Martirani Bernardi. Como um vírus: a doença do salazarismo em a máquina de fazer espanhóis de Valter Hugo Mãe em diálogo com "Afirma Pereira" de Antonio Tabucchi. Via Atlântica, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 353–370, 2016. DOI: 10.11606/va.v0i29.107290. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/107290.. Acesso em: 26 abr. 2024.