Eu sou um outro: narrativa literária como forma de conhecimento

Autores

  • Fabiana Buitor Carelli Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Programa de Pós Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa http://orcid.org/0000-0002-2160-9339

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i29.119439

Palavras-chave:

narrativa e medicina, humanização narrativa, identidade narrativa, Graciliano Ramos, José Cardoso Pires

Resumo

Em “O direito à literatura” (1a ed. 1988), o crítico literário brasileiro Antonio Candido defende que a literatura “é uma forma de conhecimento, inclusive como incorporação difusa ou inconsciente”, e que “é grande o poder humanizador desta construção, enquanto construção” (CANDIDO, 2011, p. 179, itálicos do autor). A visão do crítico, focando especificamente nos estudos literários, relaciona-se a alguns conceitos-chave da filosofia contemporânea, que privilegiam a hermenêutica como exercendo um papel central no processo de conhecimento humano. A partir dessas afirmações e defendendo, com Greenhalgh e Hurwitz, que “alguns episódios de doenças são marcos importantes nas narrativas de vida dos pacientes” (GREENHALGH, HURWITZ, 1999, p. 48, trad. livre) e que “os aspectos formais do texto carregam informações importantes a respeito do universo narrativo [do paciente], informações estas que não se encontram disponíveis no conteúdo do que é representado” (CHARON, 2006, p. 98, trad. livre), este artigo analisa duas narrativas literárias sobre doença (o conto “Paulo, de Graciliano Ramos, e o livro De profundis: valsa lenta, de José Cardoso Pires), em comparação com uma composição curta, escrita pelo jovem L. F., que morreu de um osteossarcoma aos 19 anos, para apontar um padrão relacionado à despersonalização do narrador ou à sua fragmentação em duas ou mais subjetividades, uma delas representativa da parte doente do corpo e/ou do eu. No limite, postula-se, com base na hermenêutica filosófica, o conceito de humanização narrativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Buitor Carelli, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas. Programa de Pós Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

    Docente-pesquisadora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo. Doutora em Letras - Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Mestre em Letras - Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutora em Portuguese Studies - Lusophone African Cinema pela University of Minnesota, USA. Coordenadora do GENAM - Grupo de Estudos em Narrativa e Medicina da Universidade de São Paulo. Diretora do Centro de Estudos de Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - CELP-USP. Pesquisadora-Bolsista da FAPESP (processo n. 2015/21548-0)

Downloads

Publicado

2016-09-27

Edição

Seção

Dossiê 29: Tecidos do Humano - Literatura e Medicina

Como Citar

CARELLI, Fabiana Buitor. Eu sou um outro: narrativa literária como forma de conhecimento. Via Atlântica, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 17–49, 2016. DOI: 10.11606/va.v0i29.119439. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/119439.. Acesso em: 19 abr. 2024.