Temas de literatura e cultura: os desafios da educação literária no sistema de ensino timorense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i31.119585

Palavras-chave:

Timor-Leste, ensino, reestruturação curricular, literatura, identidade

Resumo

Este texto apresenta sucintamente o programa da nova disciplina de Temas de Literatura e Cultura que, desde janeiro de 2012, passou a integrar a Componente de Ciências Sociais e Humanidades do Ensino Secundário Geral de Timor-Leste, em resultado do projeto de reestruturação curricular levado a cabo por uma equipa coordenada pela Doutora Isabel P. Martins, da Universidade de Aveiro (Portugal), dando conta dos princípios que nortearam a sua criação e esclareceram as escolhas curriculares realizadas. Analisa o seu processo de implementação no terreno, as principais dificuldades encontradas e antecipa alguns dos desafios futuros com vista ao desenvolvimento da educação literária num país sem tradição do seu ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Margarida Ramos, Universidade de Aveiro
    Doutora em Literatura e professora auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde leciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância. Integra o Centro de Investigação em "Didática e Tecnologia na Formação de Formadores" (CIDTFF), da Universidade de Aveiro. Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integrou a equipa que concebeu o projeto CASA DA LEITURA da Fundação Calouste Gulbenkian. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica «As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico e Iberoamericano» (www.usc.es/lijmi/). Integrou um projeto de Reestruturação do Ensino Secundário em Timor-Leste, no âmbito do qual coordenou a equipa responsável pela disciplina de Temas de Literatura e Cultura, cujos materiais pedagógicos também realizou em coautoria. Publicou vários livros, dos quais se destacam Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância (Caminho, 2007), Literatura para a Infância e Ilustração: leitura em diálogo (Tropelias & Companhia, 2010) e Tendências contemporâneas da literatura portuguesa para a infância (Tropelias & Companhia, 2012).

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

RAMOS, Ana Margarida. Temas de literatura e cultura: os desafios da educação literária no sistema de ensino timorense. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 331–346, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i31.119585. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/119585.. Acesso em: 19 abr. 2024.