Georges Bataille: toques na experiência, um carro e nossa desesperação

Autores

  • Angelene Lazzareti Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Artes
  • Mirna Spritzer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i32.125467

Palavras-chave:

experiência, Georges Bataille, poesia

Resumo

O presente ensaio foi escrito a partir de inspirações provenientes de leituras sobre Georges Bataille, sobretudo as que dizem respeito ao tema da experiência poética. A reflexão conta com os aportes de Jean-Luc Nancy, estudioso de Bataille e pensador da filosofia contemporânea. A experiência poética do limite que transita entre a presença e a ausência pretende, a partir dessa reflexão, desenhar um corpo de pensamento que se desconhece na escuridão que deseja e sobre a qual não possui outra possibilidade a não ser lançar-se.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angelene Lazzareti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Artes
    Doutoranda em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Mirna Spritzer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Atriz, professora, pesquisadora e radialista. Doutora em Educação pela UFRGS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa CNPq Palavra, Vocalidade e Escuta nas Artes Cênicas e Radiofônicas. Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFRGS.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê 32: A Poesia no Limite

Como Citar

Georges Bataille: toques na experiência, um carro e nossa desesperação. (2017). Via Atlântica, 18(2), 177-187. https://doi.org/10.11606/va.v0i32.125467