Um (o) homem na (da) multidão: traços de intertextualidade entre um poema de Ribeiro Couto e o conto de Edgar Allan Poe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i32.126094

Palavras-chave:

Ribeiro Couto, Edgar Allan Poe, poesia, flâneur, intertextualidade

Resumo

O artigo analisa possíveis pontos de contato entre poemas de Um homem na multidão (1926) de Rui Ribeiro Couto e o conto “O homem da multidão” (1840) de Edgar Allan Poe. A análise prioriza movimentos de aproximação e afastamento entre os textos, a partir da relação intertextual entre os dois títulos. Partimos das concepções de Gérard Genette sobre intertextualidade para pensarmos como a relação hipertexto-hipotexto ajuda a compreender processos de significação decorrentes do diálogo entre as obras, bem como das leituras do flâneur em Baudelaire e no conto de Poe, por Walter Benjamin, para traçarmos paralelos com o modo de apreensão do espaço urbano pelo sujeito lírico, em Ribeiro Couto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Rodrigues Batista, Universidade Federal de São Paulo
    Mestrando em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de São Paulo. Bacharel e Licenciado em Letras - Habilitação Português pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, especificamente no estudo da obra de Ribeiro Couto, penumbrismo e poesia.
  • Francine Fernandes Weiss Ricieri, Universidade Federal de São Paulo
    Professora de Literatura Brasileira na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Organizou os livros Antologia da poesia simbolista e decadente brasileira (Editoras Nacional e Lazúli) Machado de Assis: ensaios da crítica contemporânea (em parceria com Lúcia Granja e Márcia Lígia Guidin – Editora da UNESP). Em coedição (Editora da USP/ Editora da UNESP), publicou em 2012 sua tese de doutorado, com o título Imagens do poético em Alphonsus de Guimaraens. Atualmente desenvolve pesquisa sobre poesia narrativa contemporânea e do século XIX.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê 32: A Poesia no Limite

Como Citar

BATISTA, Thiago Rodrigues; RICIERI, Francine Fernandes Weiss. Um (o) homem na (da) multidão: traços de intertextualidade entre um poema de Ribeiro Couto e o conto de Edgar Allan Poe. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 59–75, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i32.126094. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/126094.. Acesso em: 19 abr. 2024.