"SOU UM ESCRITOR SEM LIVRO" - ENTREVISTA COM SULEIMAN CASSAMO

Palavras-chave: literatura moçambicana, Suleiman Cassamo, imprensa

Resumo

No depoimento que está transcrito a seguir, o escritor moçambicano Suleiman Cassamo fala sobre o papel da imprensa na divulgação da literatura moçambicana do século XX, papel pouco ativo na atualidade. Confessa a dificuldade de encontrar seus livros em Moçambique e comenta sobre a preocupação com a divulgação das obras, em meio digital ou traduzida, feitas à revelia do autor. Discorre sobre as relações entre o universal e o particular na obra, buscando uma forma de conciliação entre ambos. Reflete também acerca de suas influências literárias e revela sua preferência temática relacionada ao regresso às suas origens, além de relatar suas perspectivas e projetos futuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Neves Riambau Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 2011. Desde 2012, atua como Professora Adjunta de Literaturas Portuguesa e Africana na Universidade Federal da Paraíba. Ministra a disciplina “Tradição e Ruptura nas Literaturas Pós-Coloniais” no Programa de Pós-Graduação em Letras. Coordena o grupo de pesquisa GELISC (Grupo de Estudos sobre Literatura e Sociedade Contemporânea) e possui livros publicados e organizados sobre o tema.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
Pinheiro, V. (2018). "SOU UM ESCRITOR SEM LIVRO" - ENTREVISTA COM SULEIMAN CASSAMO. Via Atlântica, (34), 277-290. https://doi.org/10.11606/va.v0i34.130584
Seção
Entrevistas