Levantado do chão: o romance como recuperação da história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i31.131892

Palavras-chave:

Saramago, literatura portuguesa, história, ideologia

Resumo

RESUMO: Este ensaio analisa as implicações históricas do primeiro grande romance de José Saramago, Levantado do Chão. Muito embora tenha publicado livros até pouco tempo, parece importante, diante do panorama atual, reavaliar as críticas desenvolvidas nesta e a partir desta narrativa ficcional. Para tanto, valho-me também de outras obras do autor, bem como de Verissimo e García Márquez, sem descurar do caráter original que a história portuguesa assume aqui. Propõe-se uma discussão sobre a representação do sujeito e a revisão de temas como discurso hegemônico, identidade, justiça e disparidade social, na busca de liberdade de expressão e da reavaliação de uma parcela da história portuguesa.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Leticia Fauri, Emory University

    Ana Leticia Fauri é doutora em Estudos Portugueses e Brasileiros, pela Brown University, de Providence, RI, EUA, e em Letras – Teoria Literária, pela PUCRS de Porto Alegre, Brasil. Professora convidada nos programas acadêmicos luso-americanos Study in Portugal Network (FLAD), e UMass in Lisbon / API, em Lisboa, Portugal, será, a partir de agosto de 2017, professora visitante do programa de Português da Emory University, em Atlanta, GA. Seus principais interesses concentram-se nas áreas de literaturas lusófonas, teoria e crítica literária, especialmente nas discussões ligados à identidade, ideologia e memória literária, e o papel do arquivo na leitura de textos históricos e de ficção. Faz parte do grupo de investigadores do CLEPUL, iniciou a organização do acervo do historiador brasilianista Thomas Skidmore e o do escritor Luís Fernando Verissimo, e integrou o grupo de pesquisa do Acervo Literário de Erico Verissimo, entre 1996 a 2006. Prepara neste momento a edição da sua segunda tese de doutorado, sobre a influência da censura e da repressão na produção literária portuguesa durante o Estado Novo. 

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Dossiê 31: Literatura e Política nos países de língua portuguesa

Como Citar

FAURI, Ana Leticia. Levantado do chão: o romance como recuperação da história. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 155–173, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i31.131892. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/131892.. Acesso em: 18 abr. 2024.