Os órfãos da ilha de Luanda em Se o Passado não Tivesse Asas – ou a história recente de um vasto segmento da sociedade angolana

Autores

  • Patrícia Isabel Martinho Ferreira Brown University. Department of Portuguese and Brazilian Studies
  • Leonor Simas-Almeida Brown University. Department of Portuguese and Brazilian Studies

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i31.131904

Palavras-chave:

Orfandade, escassez, guerra, fome, Pepetela

Resumo

Em Se o passado não tivesse asas (2016), Pepetela convida o leitor a mergulhar na realidade angolana pós-colonial. A recorrência dos topoi da orfandade e da escassez servem de enquadramento para a análise do romance aqui proposta. Seguindo a trajetória de vida da protagonista – Himba/Sofia, este ensaio propõe a discussão dos problemas sociais provocados pela guerra civil e pela má distribuição da riqueza. Argumenta-se que o corte da protagonista com o passado está intimamente relacionado com a sua condição de órfã de guerra. O sucesso material alcançado pela protagonista contrapõe-se ao seu insucesso emocional, como se esta jovem fosse, no final do romance, atingida por um outro tipo de orfandade (a dos afetos), exigindo do leitor um olhar crítico sobre a “ditadura da ganância” que grassa na Angola de hoje. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Patrícia Isabel Martinho Ferreira, Brown University. Department of Portuguese and Brazilian Studies

    Patrícia Martinho Ferreira é licenciada em Estudos Portugueses (2005), mestre em Teoria e Análise da Narrativa (2009) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal) e mestre em Ensino do Português como Língua Estrangeira (2012) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal).

    Atualmente é doutoranda em Estudos Portugueses e Brasileiros na Brown University (EUA) sob a orientação da Profa Dra. Leonor Simas-Almeida.

    Tem apresentado trabalhos nas áreas das literaturas portuguesa, brasileira e africana de língua portuguesa.

  • Leonor Simas-Almeida, Brown University. Department of Portuguese and Brazilian Studies

    Professora Doutora

    Department of Portuguese and Brazilian Studies

    Brown University

     

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Dossiê 31: Literatura e Política nos países de língua portuguesa

Como Citar

FERREIRA, Patrícia Isabel Martinho; SIMAS-ALMEIDA, Leonor. Os órfãos da ilha de Luanda em Se o Passado não Tivesse Asas – ou a história recente de um vasto segmento da sociedade angolana. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 227–247, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i31.131904. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/131904.. Acesso em: 25 abr. 2024.