ESCREVENDO EM VOZ ALTA: AS CRÔNICAS METALITERÁRIAS DE CRISTOVÃO TEZZA NO JORNAL GAZETA DO POVO

  • Raquel Illescas Bueno Universidade Federal do Paraná
  • Annalice Del Vecchio de Lima Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: crônicas, metaliteratura, Cristóvão Tezza, literatura brasileira

Resumo

Este trabalho estuda as crônicas do escritor Cristovão Tezza publicadas no jornal Gazeta do Povo entre 2008 e 2014, analisando temáticas, conteúdo, formas estilísticas e relacionando estes textos com a produção ficcional e ensaística do autor, por aproximações ou distanciamentos. O corpus desta análise é formado por crônicas metaliterárias, ou seja, aquelas em que Tezza reflete sobre questões da literatura, estabelecendo um diálogo direto com o romance autobiográfico O filho eterno (2007), a obra ensaística O espírito da prosa – uma autobiografia literária (2012) e as conferências publicadas no livro digital Literatura à Margem (2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Illescas Bueno, Universidade Federal do Paraná

Professora do Setor de Ciências Humanas Letras e Artes, no Departamento de Lingüística Letras Clássicas e Vernáculas.

Annalice Del Vecchio de Lima, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná. Graduada em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e em Letras-Português pela Universidade Federal do Paraná. 

Publicado
2018-12-21
Como Citar
Bueno, R., & Lima, A. (2018). ESCREVENDO EM VOZ ALTA: AS CRÔNICAS METALITERÁRIAS DE CRISTOVÃO TEZZA NO JORNAL GAZETA DO POVO. Via Atlântica, (34), 157-173. https://doi.org/10.11606/va.v0i34.145438
Seção
Dossiê 34: Literatura e Jornalismo: suportes e fronteiras