A ARTE DO LER, CONTAR E RECONTAR NA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Victor Andre Pinheiro Cantuario UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPA (UNIFAP)
  • Fabiana Pereira Marques Universidade Federal do Amapá
  • Marlene Ferreira da Silva Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i36.145755

Palavras-chave:

literatura infantil, contação de histórias, criança, memória

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre o ler, o contar e o recontar como elementos constituintes do ato da contação de histórias direcionadas à criança, bem como evidenciar suas diferenças. Para tanto, fez-se uso da pesquisa exploratória a fim de se compreender melhor a maneira como essas três modalidades se relacionam no ambiente da contação de histórias infantis e procedeu-se por pesquisa bibliográfica como procedimento para o estabelecimento de base teórica a fim de se traçar as características de cada uma, assim foram selecionados autores como Cademartori (1980), Zanotto (2003), Ramos (2011) e Sisto (2007), principalmente, e outros que possam auxiliar no desenvolvimento do artigo como Garcia (2009), Santos (2014) e Bettelheim (2015). Os resultados mostraram que, de fato, as três modalidades supracitadas mantêm uma relação intrínseca entre si e que cada uma possui sua importância para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo da criança, contribuindo significativamente para a construção da sua leitura de mundo. Por fim, ficou evidente que a leitura é a primeira das etapas orientadora da arte do contar, haja vista que é por ela que se toma conhecimento do enredo da história que se pretende expor, e o recontar, portanto, caracteriza-se como a última, mas não menos importante, das etapas desse processo por ser através dele que a criança relembra e forma uma perspectiva daquilo que escutou.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Andre Pinheiro Cantuario, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPA (UNIFAP)

Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Mestrando em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira e Metologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (FACINTER). Graduação em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Professor efetivo da Universidade Federal do Amapá em Filosofia da Educação. Atua em pesquisas discutindo as relações entre filosofia e literatura; filosofia e educação (paideia grega, currículo, cultura e tecnologia da informação); ética, com ênfase na contemporaneidade (metaética, alteridade - Lévinas, consequencialismo e moral disengagement); filosofia da política (teorias do poder, problemas da democracia e participação social); estética e suas relações com o consumo a partir das perspectivas de Jean Baudrillard e Gilles Lipovetsky; filosofia da mente a partir de teorias dualistas e funcionalistas).

Fabiana Pereira Marques, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Marlene Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amapá

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Downloads

Publicado

2019-11-28

Como Citar

Cantuario, V. A. P., Marques, F. P., & da Silva, M. F. (2019). A ARTE DO LER, CONTAR E RECONTAR NA LITERATURA INFANTIL. Via Atlântica, (36), 305-320. https://doi.org/10.11606/va.v0i36.145755