O PRENÚNCIO DO ESCRITOR: UMA ANÁLISE DO TEXTO JORNALÍSTICO DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ

Palavras-chave: jornalismo, literatura, Gabriel García Márquez

Resumo

O presente trabalho busca identificar características do texto informativo que surgem na produção jornalística de Gabriel García Márquez, para compreender de que forma o autor se adapta às normas de padronização instituídas no jornalismo moderno, ou as refuta, em um período de sua vida que pode ser reconhecido como importante para sua formação como futuro escritor. O estudo bibliográfico focaliza a sua coletânea jornalística e demonstra que, em seus primeiros anos de profissão, García Márquez rejeitou a excessiva padronização textual, adotando características que marcariam seu texto como representante da vertente do novo jornalismo latino-americano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bibiana de Paula Friderichs, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Comunicação Social Radialismo pela Universidade de Passo Fundo (2000), em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo (2003), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Atualmente é professora na Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo, junto aos cursos de Jornalismo e Publicidade. 

Fábio Luis Rockenbach, Universidade de Passo Fundo

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Produção e Recepção do Texto Literário pelo PPGL da Universidade de Passo Fundo e especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Gama Filho.  Atualmente é docente dos Cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo, e supervisor de área no Núcleo Experimental de Jornalismo da FAC-UPF.

Publicado
2018-12-21
Como Citar
Friderichs, B., & Rockenbach, F. (2018). O PRENÚNCIO DO ESCRITOR: UMA ANÁLISE DO TEXTO JORNALÍSTICO DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ. Via Atlântica, (34), 175-192. https://doi.org/10.11606/va.v0i34.145795
Seção
Dossiê 34: Literatura e Jornalismo: suportes e fronteiras