A LITERATURA EMPENHADA EM ANTONIO CANDIDO

Palavras-chave: arte, engajamento social, humanização, transformação, medo

Resumo

Literatura empenhada é o termo utilizado por Antonio Candido para denominar a arte literária comprometida com o enfrentamento dos problemas e das iniquidades sociais. Assim, guiados pelos ensinamentos do professor e crítico literário uspiano sobre a dialética de forma e conteúdo, realizamos neste artigo um estudo sobre a literatura empenhada e sua potencialidade de promover a humanização e a transformação do homem e da sociedade. Analisamos, por fim, as poesias “Congresso Internacional do Medo” e “O medo”, de Carlos Drummond de Andrade, e o conto “Tio André”, de Bernardo Kucinski, com a finalidade de refletir sobre a figuração do nascimento e renascimento do medo nas obras e na vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Stefanoni Combinato, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Graduação em Psicologia (Unesp/Bauru), Doutorado em Saúde Coletiva (Unesp/Botucatu), Pós-doutorado em Bioética (São Camilo/São Paulo). Psicóloga e Professora do Departamento de Humanidades no Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762310E1

Fábio Luiz Tezini Crocco, Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Bacharelado (2005) e Licenciatura (2006) e mestrado em Filosofia pela mesma instituição (2008). É doutor em Ciências Sociais pela UNESP (2014) na linha de pesquisa Determinações do mundo do Trabalho. Desenvolveu estágio doutoral no Centro de Estudos Sociais (CES) vinculado à Universidade de Coimbra em Portugal por meio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES). Atualmente é professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Tem experiência nas áreas da Sociologia do Trabalho e da Cultura, atuando com referências teóricas do materialismo histórico e teoria crítica.

 http://lattes.cnpq.br/5950052772377300

Publicado
2019-07-10
Como Citar
Combinato, D., & Crocco, F. (2019). A LITERATURA EMPENHADA EM ANTONIO CANDIDO. Via Atlântica, (35), 137-154. Recuperado de http://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151718