A EXPERIÊNCIA LITERÁRIA NUMA PERSPECTIVA HUMANÍSTICA
Resumo
O presente artigo buscou refletir sobre a literatura e seu caráter humanizador no contexto da sociedade, fazendo uma abordagem usando o pensamento do crítico Antônio Candido acerca da relação entre literatura e sociedade, considerando que o homem vive mergulhado nos conflitos da vida cotidiana. O aporte teórico se centrou nas contribuições de Antônio Candido dentre outros teóricos que compartilham desse pensamento. Por fim, nessa perspectiva, verificou-se o papel social e o caráter emancipatório e reflexivo da literatura, contribuindo de maneira eficaz como objeto de humanização do homem que entra em contato com essa estética literária.
Downloads
Copyright (c) 2019 sandra helena oliveira, ELIENE DA SILVA DIAS, DIOGENES BUENOS AIRES DE CARVALHO

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).