O MOVIMENTO LITERÁRIO CYBERPUNK: A ESTÉTICA DE UMA SOCIEDADE EM DECLÍNIO

Autores

  • Glaucio Aranha Organização Ciências e Cognição (OCC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i36.155102

Palavras-chave:

literatura fantástica, ficção científica, cyberpunk

Resumo

Este ensaio aborda o movimento literário cyberpunk. Propõe uma reflexão sobre o modo como os autores deste subgênero de ficção científica trataram esteticamente as expectativas de transformações sociais em face a emergência das novas tecnologias de comunicação na década de 1980. Busca-se identificar como o movimento sentiu e representou as questões e tensões sociais em relação a um futuro cada vez mais marcado por um imperativo tecnológico e pelo capitalismo contemporâneo. Parte-se da contextualização do objeto, para em seguida analisar as transformações de paradigmas ocorridas ao longo da existência do movimento literário até sua saturação e seu desdobramento na chamada literatura pós-cyberpunk.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucio Aranha, Organização Ciências e Cognição (OCC)

Pesquisador associado da Organização Ciências e Cognição (OCC). Pesquisador associado do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/UFRJ), desenvolvendo a linha de pesquisa "Novas Mídias, Narratividade e Ensino". É Editor-Chefe da publicação científica Ciências & Cognição (www.cienciasecognicao.org/revista) e parecerista dos periódicos acadêmicos Ciberlegenda (UFF), Contracampo, INTERFACE - Comunicação, Saúde, Educação (UNESP) e outros. Atua, ainda, na Assessoria de Comunicação e Projetos, da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Tem experiência em: estudos de mídia, estudos da narrativa, literatura comparada, novas tecnologias e cultura pop japonesa (anime, mangá, games).

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Aranha, G. (2019). O MOVIMENTO LITERÁRIO CYBERPUNK: A ESTÉTICA DE UMA SOCIEDADE EM DECLÍNIO. Via Atlântica, (36), 251-271. https://doi.org/10.11606/va.v0i36.155102