POLÍTICA E LITERATURA NA GOA OITOCENTISTA: EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DE UM UNIVERSO DE ESCRITORES PERISTAS

  • Luís Cabral de Oliveira Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Palavras-chave: Goa, Bernardo Peres da Silva, perismo, elites naturais católicas

Resumo

O presente trabalho pretende realçar a originalidade e importância do contributo goês para a política ultramarina portuguesa do século XIX enfatizando o papel de Bernardo Peres da Silva e do perismo (uma forma de organização constitucional criada na sequência da introdução do liberalismo no Estado da Índia), bem como de uma série de autores pertencentes às elites naturais católicas cujos escritos mantiveram e robusteceram o legado de Peres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Cabral de Oliveira, Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Luís Cabral de Oliveira é doutor em direito pela FDUNL, onde defendeu a tese A consagração dos naturais: direito(s) e elites naturais católicas em Goa (1780-1880). Professor do departamento de ciências jurídicas do IPLeiria, professor convidado do département d’études portugaises et brésiliennes da Universidade de Aix/Marseille e investigador do CEDIS/FDUNL. Desenvolve o seu trabalho científico (através de publicações, conferências e participação em projetos nacionais e internacionais) na área do direito e sociedades coloniais, interessando-se particularmente pelas questões relativas ao Estado da Índia (nomeadamente ao nível das relações entre direito, sociedade e literatura).

Publicado
2019-11-28
Como Citar
Oliveira, L. (2019). POLÍTICA E LITERATURA NA GOA OITOCENTISTA: EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DE UM UNIVERSO DE ESCRITORES PERISTAS. Via Atlântica, (36), 195-213. https://doi.org/10.11606/va.v0i36.162033
Seção
Dossiê 36: Conflitos e convergências - vida literária e intelectual em Goa