PROCESSOS LITERÁRIOS DE LEITURA DIALÓGICA: O MUNDO COMO SALA DE AULA

Autores

  • Robson Coelho Tinoco Universidade de Brasília (UnB)
  • Marília de Alexandria Universidade Federal de Goiânia Escola de Música de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i14.50383

Palavras-chave:

educação, texto literário

Resumo

O MUNDO, A EDUCAÇÃO, O TEXTO LITERÁRIO (E MUSICAL) PODEM SER ENTENDIDOS COMO REPRESENTAÇÕES DE PROCESSOS DE LEITURA ESTRUTURADOS SOB TÓPICOS, SEGUNDO MIKHAIL BAKHTIN, DE SITUAÇÃO COMUNICATIVA – INTERDEPENDENTES, AS FRONTEIRAS ENTRE TAIS PROCESSOS NÃO SÃO ABSOLUTAS E NELAS SE INSTAURAM, POR EXEMPLO, A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE UMA ÉPOCA. AOAO ALUNO/LEITOR – IMERSO NESSE TRIÂNGULO DIALÓGICO – CABE RECONSTRUIR O PRÓPRIO OBJETO DE CONTEÚDO ESTÉTICO, ENQUANTO ESTRUTURA IMPLÍCITA NO POTENCIAL HISTÓRICO DO TEXTO.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2008-12-22

Edição

Seção

Dossiê 14: Literatura para crianças e jovens, leitura e ensino

Como Citar

TINOCO, Robson Coelho; ALEXANDRIA, Marília de. PROCESSOS LITERÁRIOS DE LEITURA DIALÓGICA: O MUNDO COMO SALA DE AULA. Via Atlântica, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 103–118, 2008. DOI: 10.11606/va.v0i14.50383. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50383.. Acesso em: 16 abr. 2024.