AS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BÁSICO: BREVE REFLEXÃO

  • Rosângela Sarteschi Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: diversidade cultural e educação, literaturas africanas de língua portuguesa, literatura afro-brasileira

Resumo

ESTE TRABALHO PRETENDE FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COLOCADAS EM CONFRONTO, AVALIANDO DE QUE MANEIRA A ATIVIDADE LITERÁRIA INSERE-SE NA DISCUSÃO DE NACIONALIDADE, DE IDENTIDADE, DE PLURALIDADE E DE DIVERSIDADE. AO INCLUIRMOS A VOZ DAS CULTURAS PERIFÉRICAS, APONTAMOS NÃO SÓ PARA UMA NARRATOLOGIA CRÍTICA DE TRANSFORMAÇÃO E REMODELAÇÃO DOS CÂNONES, COMO TAMBÉM PARA REAVALIAÇÕES CULTURAIS DE NARRATIVAS QUE FORAM MARGINALIZADAS E QUE PERSISTEM NAS FRANJAS OU NOS INTERSTÍCIOS DA SOCIEDADE.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2010-12-30
Como Citar
Sarteschi, R. (2010). AS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO BÁSICO: BREVE REFLEXÃO. Via Atlântica, (18), 133-146. https://doi.org/10.11606/va.v0i18.50750
Seção
Outros Textos