UMA QUESTÃO DE TIMING: ASPECTOS DA CONSAGRAÇÃO DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL

  • Margarida Rendeiro Universidade Lusíada (Lisboa)
Palavras-chave: José Saramago, mercado, editora, biografia

Resumo

O PRESENTE ARTIGO IDENTIFICA OS TRÊS FACTORES FUNDAMENTAIS QUE DETERMINARAM O SUCESSO EDITORIAL DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL: A ESCOLHA DO MOMENTO CERTO DA PUBLICAÇÃO DE CADA UM A DAS OBRAS, DE ACORDO COM A EVOLUÇÃO DO CONTEXTO POLITICO, SOCIAL E CULTURAL; A CONSTRUÇÃO DA SUA BIOGRAFIA ORIENTADA; E A IMPORTÂNCIA DAS EDITORAS QUE PUBLICARAM A SUA OBRA. O AUTOR BENEFICIOU DAS RELAÇÕES DOS AGENTES DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO LITERÁRIAS QUE REFORÇARAM A VISIBILIDADE NO CAMPO LITERÁRIO, COMBINANDO O PRESTÍGIO LITERÁRIO E O SUCESSO COMERCIAL.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-12-31
Como Citar
Rendeiro, M. (2011). UMA QUESTÃO DE TIMING: ASPECTOS DA CONSAGRAÇÃO DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL. Via Atlântica, (20), 23-37. https://doi.org/10.11606/va.v0i20.50785
Seção
Dossiê 20: literatura e indústria cultural