UMA QUESTÃO DE TIMING: ASPECTOS DA CONSAGRAÇÃO DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL

Autores

  • Margarida Rendeiro Universidade Lusíada (Lisboa)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i20.50785

Palavras-chave:

José Saramago, mercado, editora, biografia

Resumo

O PRESENTE ARTIGO IDENTIFICA OS TRÊS FACTORES FUNDAMENTAIS QUE DETERMINARAM O SUCESSO EDITORIAL DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL: A ESCOLHA DO MOMENTO CERTO DA PUBLICAÇÃO DE CADA UM A DAS OBRAS, DE ACORDO COM A EVOLUÇÃO DO CONTEXTO POLITICO, SOCIAL E CULTURAL; A CONSTRUÇÃO DA SUA BIOGRAFIA ORIENTADA; E A IMPORTÂNCIA DAS EDITORAS QUE PUBLICARAM A SUA OBRA. O AUTOR BENEFICIOU DAS RELAÇÕES DOS AGENTES DE PRODUÇÃO E REPRODUÇÃO LITERÁRIAS QUE REFORÇARAM A VISIBILIDADE NO CAMPO LITERÁRIO, COMBINANDO O PRESTÍGIO LITERÁRIO E O SUCESSO COMERCIAL.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-12-31

Edição

Seção

Dossiê 20: literatura e indústria cultural

Como Citar

RENDEIRO, Margarida. UMA QUESTÃO DE TIMING: ASPECTOS DA CONSAGRAÇÃO DE JOSÉ SARAMAGO NO BRASIL. Via Atlântica, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 23–37, 2011. DOI: 10.11606/va.v0i20.50785. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50785.. Acesso em: 19 abr. 2024.