Leitores Relutantes e Práticas Escolares de Leitura Juvenil: aprendendo o prazer de ler, com Harry Potter

Autores

  • Renata Junqueira de Souza UNESP - Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i26.84299

Palavras-chave:

Literatura Juvenil, Práticas de Leitura, Leitores Relutantes

Resumo

Esse artigo discute a inserção da escola no âmbito das culturas juvenis, estimulando-a a articular leitura, tecnologias, mídia e conectividade. Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e de resultados obtidos em uma investigação (Quadros, 2011), as autoras efetuam o percurso característico do leitor, que pode se identificar, no processo inicial de formação, com o perfil do leitor relutante (Jobe e Sakari, 1999), mas que gradualmente, por meio de práticas escolares, se apropria culturalmente, do poder e do controle da leitura. Os resultados apontam para a responsabilidade social da escola, na construção histórico-cultural do perfil e do repertório de seus jovens leitores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Junqueira de Souza, UNESP - Universidade Estadual Paulista

Departamento de Educação

Area: Leitura e Literatura Infantil e Juvenil

Downloads

Publicado

2014-11-04

Como Citar

Souza, R. J. de. (2014). Leitores Relutantes e Práticas Escolares de Leitura Juvenil: aprendendo o prazer de ler, com Harry Potter. Via Atlântica, (26), 81-95. https://doi.org/10.11606/va.v0i26.84299

Edição

Seção

Dossiê 26: Literatura, cultura e juventude