Ensinar literatura para além da literatura

Autores

  • Daniel Puglia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98569

Palavras-chave:

teoria literária, literatura e história, ensino

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um breve panorama histórico das relações entre a crítica literária e o ensino de literatura. Tomando o exemplo das literaturas em língua inglesa, a discussão é dividida em três blocos: a função da crítica desde o século dezoito; as transformações ocorridas a partir dos anos sessenta do século passado; e, por fim, a contribuição de abordagens que enfatizam a interpretação dialética dos textos literários.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Puglia, Universidade de São Paulo
    Departamento de Letras Modernas

Downloads

Publicado

2015-12-22

Edição

Seção

Dossiê 28: Literatura e Educação

Como Citar

PUGLIA, Daniel. Ensinar literatura para além da literatura. Via Atlântica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 105–120, 2015. DOI: 10.11606/va.v0i28.98569. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/98569.. Acesso em: 18 abr. 2024.