Memória e rememoração do acontecimento de leitura

  • Brigitte Louichon Université Montpellier 2
Palavras-chave: didática da literatura, cultura literária, lembranças de leitura, atividades escolares

Resumo

Se a escola tem a ambição de permitir aos alunos que construam uma cultura literária, é necessário buscar definir o que é uma lembrança de leitura. Este artigo pretende num primeiro momento observar e analisar um corpus de lembranças extraídas de diversos textos autobiográficos. Destacamos quatro dimensões recorrentes: a lembrança de leitura é primeiro uma lembrança de um livro enquanto objeto ; uma lembrança de si como leitor ; uma lembrança do efeito produzido pela leitura e, finalmente, uma lembrança muito viva do texto e da história. Num segundo momento este artigo confronta essas observações às práticas de sala de aula e faz proposições de atividades.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-12-22
Como Citar
Louichon, B. (2015). Memória e rememoração do acontecimento de leitura. Via Atlântica, (28), 55-72. https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98630
Seção
Dossiê 28: Literatura e Educação