As línguas e as imagens do deslocamento em contos goeses e macaenses de língua portuguesa (1951-1975)

  • Duarte Drumond Braga USP/FAPESP
Palavras-chave: Goa, Macau, deslocamento, língua portuguesa, performance linguística

Resumo

As literaturas de língua portuguesa de Goa e Macau abundam em representações da errância e do deslocamento no período de 1951 a 1974, declínio do colonialismo português. Tendo como foco essa noção ou tema do deslocamento (a viagem, o exílio ou a diáspora) propõe-se pensar o incerto estatuto dessas literaturas, bem como a sua natureza periférica dentro do sistema literário de língua portuguesa, que se veriam figurados de forma interna aos textos enquanto interrogação da natureza dessas tradições literárias. Será também analisada a forma como a performance linguística nos textos literários abordados – envolvendo o confronto entre línguas, habitual nestes dois espaços plurilinguísticos – põe a nu as dependências do exterior e os conflitos internos e permite começar a pensar em termos sistémicos a construção destas literaturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Duarte Drumond Braga, USP/FAPESP
Possui Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses (2005), Mestrado (2009) e Doutoramento (2014) em Estudos Comparatistas, todos pela pela Universidade de Lisboa. No âmbito do Doutoramento recebeu bolsa da agência FCT (2009-2013) e realizou estágio de pesquisa na Universidade de Wisconsin-Madison (E.U.A.). Atuou como docente na Faculdade de Letras da U.L. e é investigador do Centro de Estudos Comparatistas da mesma Universidade. Desenvolve, no presente, pesquisa de pós-doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na FFLCH-USP, com bolsa da FAPESP. Atua nas áreas de Literatura Portuguesa e Literatura Comparada. No momento, tem os seguintes interesses de pesquisa: poesia portuguesa do século XX, literatura finissecular, orientalismo na literatura portuguesa, literaturas de Goa e de Macau. Nestes campos organizou publicações de livros, eventos científicos e possui artigos em periódicos internacionais. 
Publicado
2015-06-21
Como Citar
Braga, D. (2015). As línguas e as imagens do deslocamento em contos goeses e macaenses de língua portuguesa (1951-1975). Via Atlântica, (27), 327-340. https://doi.org/10.11606/va.v0i27.98640
Seção
Outros Textos