Construção e problematização da identidade lésbica na obra de Cassandra Rios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i33.139764

Palavras-chave:

Cassandra Rios, literatura brasileira, marginalidade, homossexualidade

Resumo

Grande parte da produção literária de Cassandra Rios, muito popular nos anos 1960 e 1970, é consagrada à descrição de relações homossexuais femininas em cenários urbanos. Em sua obra, a autora deu voz a personagens lésbicas, seus desejos e suas angústias. O sentimento de inadequação, bastante presente nesses romances está, muitas vezes, associado à busca por uma identidade ou mesmo por uma definição de lesbianidade. Este trabalho tem por objetivo mostrar de que maneira Cassandra Rios, através de suas personagens femininas, representa e dá visibilidade a um “estar/ser à margem”. Buscaremos mostrar também que, ao buscar construir uma “identidade” lésbica, a autora problematiza questões que se tornarão, nas décadas seguintes, centrais para a teoria queer como a diferença entre orientação sexual e identidade de gênero e a noção de performatividade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leonardo Alexander do Carmo Silva, Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3
    Doutorando na Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3 ; École Doctorale 122 – Europe Latine, Amérique Latine ; Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL), Paris, França – leonardoalexandersilva@gmail.com. Professor de português língua estrangeira e tradução na Université Paris-Sorbonne. Mestre em Literatura Comparada, pela Université Paris-Sorbonne, e mestre em Estudos Lusófonos, pela Université Sorbonne Nouvelle.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Dossiê 33: Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro

Como Citar

Construção e problematização da identidade lésbica na obra de Cassandra Rios. (2018). Via Atlântica, 19(1), 81-94. https://doi.org/10.11606/va.v0i33.139764