Leitura de Ara à luz da Teoria Queer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140234

Palavras-chave:

Ara, teoria queer, norma social

Resumo

No presente trabalho, faz-se uma leitura da obra Ara, de Ana Luísa Amaral à luz da teoria queer, que se aplica à questão das entidades de género que emergiu dos trabalhos desenvolvidos pelos estudos gay e lésbicos e que não pode ser dissociada da teoria feminista, uma vez que ambas surgiram a partir de reflexões sobre a dificuldade dos grupos minoritários terem voz e se representarem dentro de uma linguagem e de uma sociedade falogocêntrica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Helena Ferreira, Universidade de Aveiro

    Doutoranda do programa doutoral em Estudos Culturais em parceria entre a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho, é membro da equipa do Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Aveiro. Publicações recentes relacionam-se com as seguintes temáticas: semiótica, estudos dos media, teoria queer, questões de género e direitos humanos. 

  • Aline Ferreira, Universidade de Aveiro
    Professora Associada na Universidade de Aveiro onde lecciona Literatura Inglesa e Estudos Culturais. As suas principais áreas de interesse incluem as intersecções entre a literatura e a ciência e a literatura e as artes visuais, utopias feministas e biodistopias. O seu livro I Am the Other: Literary Negotiations of Human Cloning foi publicado pela Greenwood Press em 2005. Publicações recentes incluem artigos sobre utopias feministas, distopias biotecnológicas e bioarte. Está agora a escrever um livro provisoriamente intitulado The Sexual Politics of the Artificial Womb: Fictional and Visual Representations

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Dossiê 33: Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro

Como Citar

Leitura de Ara à luz da Teoria Queer. (2018). Via Atlântica, 19(1), 171-183. https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140234