A queerização no teatro de Bernardo Santareno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140960

Palavras-chave:

Bernardo Santareno, A promessa, Os marginais e a revolução, teatro, queerização

Resumo

Este artigo investiga as peças teatrais A promessa (1957) e Os marginais e a revolução (1979) de Bernardo Santareno, argumentando que a primeira peça prefigura uma preocupação com relações sexuais e de género e expressões de queerização, que só sai completamente "fora do armário", após o 25 de Abril de 1974. Considerando-se em particular as restrições religiosas e políticas, e usando as peças teatrais de Santareno como ponto de partida, explorarei as formas complexas em que o género e a sexualidade contribuem como aspetos significativos da identidade individual e das relações identitárias e como estas rompem com barreiras, revelando conceitualizações essencialistas de género e sexualidade.

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Biografia do Autor

  • Paulo Pires Pepe, University of Birmingham
    Modern Languages/ Portuguese and Lusophone Studies

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Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Dossiê 33: Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro

Como Citar

PEPE, Paulo Pires. A queerização no teatro de Bernardo Santareno. Via Atlântica, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 311–323, 2018. DOI: 10.11606/va.v0i33.140960. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140960.. Acesso em: 25 abr. 2024.