Uma interrogação sobre o ensino das literaturas em português: entre o "Cânone lusófono" e a “Emoção estético-patriótica”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i33.141289

Palavras-chave:

literaturas em português, sistema nacional, cânone lusófono, cânone escolar, pedagogia intercultural

Resumo

Para muitos “empresários da memória” dos países de língua portuguesa é politicamente correto declarar que a língua comum funciona no “nosso caso”, mais do que em outros casos em que a língua europeia é idioma oficial, como um elo sólido fundamentado numa “história original”. Os países de língua portuguesa, quando “chegaram” à arena internacional, encontraram blocos de solidariedade, com base nos mais diversos elementos, já constituídos num mundo globalizado e superdiverso em que, paradoxalmente, a reivindicação da diferença é uma das marcas mais impositivas. Levanta-se a seguinte questão: no estudo da literatura, como “resolver a questão” da nacionalidade dos escritores que escrevem em português? O que ensinar: literaturas em português ou “literatura nacional”, entendida como “emoción estético-patriótica” (José-Carlos Mainer)?

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Inocência Mata, Universidade de Lisboa-Centro de Estudos Comparatistas/ Universidade de Macau

    Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa na área de Literaturas, Artes e Culturas. É doutora em Letras pela Universidade de Lisboa, com pós-doutoramento em Estudos Pós-coloniais (Postcolonial Studies, Identity, Ethnicity, and Globalization) pela Universidade de Califórnia, Berkeley e um estágio pós-doutoral em Estudos Pós-coloniais na London School of Economics. É investigadora do Centro de Estudos Comparatistas. Possui experiência na área de Letras (Outras Literaturas Vernáculas, Multiculturalismo e Dinâmicas Interculturais e, sobretudo, Estudos Pós-coloniais). As sua áreas de investigação são: história, memória, identidade; literaturas em português; relações estéticas entre literaturas em português. É membro da Associação Internacional de Literatura Comparada, da Association por L Étude des Literatures Africaines (sediada em França), da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Africanos (São Paulo) e da AILP-CSH Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Membro fundador da UNEAS União Nacional de Escritores e Artistas de São Tomé e Príncipe e Sócia Honorária da UEA Associação de Escritores Angolanos. Membro Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa - Classe de Letras.

    Atualmente exerce funções transitórias como Professora Associada  no Departamento de Português da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade de Macau, de que é deputy head.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Como Citar

MATA, Inocência. Uma interrogação sobre o ensino das literaturas em português: entre o "Cânone lusófono" e a “Emoção estético-patriótica”. Via Atlântica, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 409–420, 2018. DOI: 10.11606/va.v0i33.141289. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/141289.. Acesso em: 23 abr. 2024.