LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA

Autores

  • Ana Crélia Dias Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i35.154922

Palavras-chave:

Antonio Candido, ensino de literatura, crítica literária

Resumo

A morte de Antonio Candido, no ano de centenário de seu nascimento, trouxe para o meio acadêmico alguns caminhos para a revisão da obra deste que foi um dos maiores intelectuais que o país já teve. O propósito deste artigo é tecer algumas reflexões acerca da relação da obra de Antonio Candido com o ensino de literatura, buscando em diferentes textos o lastro do professor e do crítico, que discreta e tenazmente, volveu sua ação, nas salas de aulas e nos textos, para o entendimento das complexidades humanas representadas na literatura, por meio de uma prática pedagógica implicadora do papel social de seu público, os futuros professores.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Crélia Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Referências

CANDIDO, Antonio. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 2000.

CANDIDO, Antonio. O estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas, 2006.

CANDIDO, Antonio. Na sala de aula. São Paulo: Ática, 1999.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. Belo Horizonte/Rio de Janeiro: Itatiaia, 1997 (v.1)

CANDIDO, Antonio. Textos de intervenção. São Paulo: Duas Cidades/ Ed. 34, 2002.

CANDIDO, Antonio. Conversa cortada: a correspondência entre Antonio Candido e Ángel Rama. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul/ São Paulo: EDUSP, 2018.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

Downloads

Publicado

2019-07-11

Como Citar

LITERATURA COMO PROJETO E MILITÂNCIA: ANTONIO CANDIDO E O ENSINO DE LITERATURA. (2019). Via Atlântica, 20(1), 43-56. https://doi.org/10.11606/va.v0i35.154922