O MOVIMENTO LITERÁRIO CYBERPUNK: A ESTÉTICA DE UMA SOCIEDADE EM DECLÍNIO

Autores

  • Glaucio Aranha Organização Ciências e Cognição (OCC)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i36.155102

Palavras-chave:

literatura fantástica, ficção científica, cyberpunk

Resumo

Este ensaio aborda o movimento literário cyberpunk. Propõe uma reflexão sobre o modo como os autores deste subgênero de ficção científica trataram esteticamente as expectativas de transformações sociais em face a emergência das novas tecnologias de comunicação na década de 1980. Busca-se identificar como o movimento sentiu e representou as questões e tensões sociais em relação a um futuro cada vez mais marcado por um imperativo tecnológico e pelo capitalismo contemporâneo. Parte-se da contextualização do objeto, para em seguida analisar as transformações de paradigmas ocorridas ao longo da existência do movimento literário até sua saturação e seu desdobramento na chamada literatura pós-cyberpunk.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glaucio Aranha, Organização Ciências e Cognição (OCC)

    Pesquisador associado da Organização Ciências e Cognição (OCC). Pesquisador associado do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/UFRJ), desenvolvendo a linha de pesquisa "Novas Mídias, Narratividade e Ensino". É Editor-Chefe da publicação científica Ciências & Cognição (www.cienciasecognicao.org/revista) e parecerista dos periódicos acadêmicos Ciberlegenda (UFF), Contracampo, INTERFACE - Comunicação, Saúde, Educação (UNESP) e outros. Atua, ainda, na Assessoria de Comunicação e Projetos, da Ouvidoria-Geral do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). Tem experiência em: estudos de mídia, estudos da narrativa, literatura comparada, novas tecnologias e cultura pop japonesa (anime, mangá, games).

Referências

BETHKE, Bruce. Cyberpunk. Amazing Science Fiction Stories, v. 57, n. 4, Nov 1983. Disponível em < https://goo.gl/e6845e >. Acesso em 18 jan. 2019.

BREDEHOFT, Thomas. The Gibson Continuum: Cyberspace and Gibson's Mervyn Kihn Stories. Science Fiction Studies. v. 22, n. 2, pp. 252-263, 1995.

BRODERICK, Damien. Reading by Starlight: Postmodern Science Fiction. London: Routledge, 1995.

BUKATMAN, Scott. Terminal Identity. The virtual subject in post-modern science fiction. 4 ed. Durham: Duke Universtiy Press, 1998.

CHKLOVISKI, V. A arte como procedimento. In: TODOROV, T. (Org.) Teoria da Literatura. Formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971, p. 39-56.

CLUTE, John; NICHOLLS, Peter. Encyclopedia of Science Fiction. Londres: Orbit, 1993.

DELANY, Samuel. Silent Interviews on Language, Race, Sex, Science Fiction, and Some Comics: a Collection of Written Interviews. Hanover, NH e Londres: Wesleyan University Press, 1994.

DICK, Philip K. Minority Report - A nova lei. Rio de Janeiro: Record, 2002 (Original de 1956).

DOZOIS, Gardner. Science Fiction in the Eighties. Washington Post, 30 de dez de 1984. Disponível em < https://goo.gl/2bLvBY>. Acesso em: 18 jan 2019.

FREEDMAN, Carl. Critical Theory and Science Fiction. Middletown: Wesleyan University Press, 2000.

GIBSON, William. Neuromancer. São Paulo: Aleph, 2016. 320p.

GIBSON, William. Count Zero. São Paulo: Aleph, 2017a. 312p.

GIBSON, William. Mona Lisa Overdrive. (eBook Kindle) São Paulo: Aleph, 2017b. 320p.

GROSSMAN, Lev; LACAYO, Richard. Neuromancer (1984). TIME Magazine All-Time 100 Novels. Time (October 16), 2005.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2004 (original de 1989).

HARAWAY, Donna J. Manifestly Haraway, University of Minnesota Press: ProQuest Ebook Central, 2016.

KLAPCSIK, Sandor. Liminality in Fantastic Fiction: A Poststructuralist Approach. Jefferson (North Caroline); London: McFarland & Company, 2012.

LEMOS, André. Ficção científica cyberpunk: o imaginário da cibercultura. Conexão – Comunicação e Cultura, UCS, Caxias do Sul, v. 3, n. 6, p. 9-16, 2004.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). Coleção TRANS. São Paulo: Ed. 34, 1999. (original de 1997).

LÖWY, Michael, SAYRE, Robert. Revolta e melancolia: o romantismo na contramão da modernidade. Petrópolis: Vozes, 1995.

LYOTARD, Jean-François. A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. (original de 1979)

MILLER, Henry. Pesadelo Refrigerado. São Paulo: Francis, 2006. (Original de 1945).

MORGAN, Richard. Carbono Alterado. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

NEVINS, Jess. Introduction: The 19th-Century Roots of Steampunk In: VANDERMEER, Ann; VANDERMEER, Jeff. Steampunk. San Francisco: Tachyon Publications, 2008, p. 3-11.

PERSON, Lawrence. Notes Toward a Postcyberpunk Manifesto. Nova Express, v.4, n.4, 1998. Disponível em: <https://goo.gl/hkxYZ3> . Acesso em: 19 fev 2019.

RABKIN, Eric. The fantastic in literature. New Jersey: Princetown University Press, 1976.

SANDNER, David. Fantastic Literature: A Critical Reader. Westport, Connecticut, London: PRAEGER, 2004.

SCALZI, John. Encarcerados. São Paulo: Editora Aleph, 2018. (eBook Kindle).

STEPHENSON, Neal. Snow Crash. São Paulo: Editora Aleph, 2015. (eBook Kindle)

SUVIN, Darko. Positions and Suppositions in Science Fiction. Londres: Macmillan, 1988.

THOMAS, Louis Vincent. Anthropologie des obsessions. Paris: L’Harmattan, 1988.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura fantástica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1981.

VANDERMEER, Ann; VANDERMEER, Jeff. Preface. In: Steampunk. San Francisco: Tachyon Publications, 2008.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

ARANHA, Glaucio. O MOVIMENTO LITERÁRIO CYBERPUNK: A ESTÉTICA DE UMA SOCIEDADE EM DECLÍNIO. Via Atlântica, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 251–271, 2019. DOI: 10.11606/va.v0i36.155102. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/155102.. Acesso em: 25 abr. 2024.