A política em José Saramago : forma e conteúdo

Autores

  • Deivis Jhones Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosani Ketzer Umbach Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i31.131180

Palavras-chave:

José Saramago, humanismo-democrático, dialética, política

Resumo

Apesar da desconfiança frente à política, especialmente ao se considerar a práxis dos políticos profissionais e a emergência da episteme pós-moderna, é importante ressaltá-la como um espaço entre os homens, o qual deve ser construído de maneira responsável e com a primazia no bem comum. É nesse sentido que entendemos a atuação de José Saramago – como cidadão e como artista –, ao promover a valorização de um conteúdo humanista-democrático. Argumentaremos que tal conteúdo axiológico, no romance saramaguiano, se realiza em razão de uma estrutura (plano das ações) dialética, a qual se harmoniza com o humanismo e com a democracia, além de impedir uma estética panfletária e dogmática.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deivis Jhones Garlet, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutor em Letras, Estudos Literários; Mestre em Letras, Estudos Literários; Pós-graduado em Pensamento Político Brasileiro e Licenciado em História, todos pela UFSM. Autor do livro: Literatura e Censura: Caio Fernando Abreu e a censura no Brasil da Segurança Nacional, SP: Paco Editorial, 2015; integrante do grupo de pesquisa Literatura e Autoritarismo.
  • Rosani Ketzer Umbach, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutora em Neuere Deutsche Literatur, pela Freie Universität Berlin; Mestre em Letras e graduada em Letras e em Comunicação Social, pela Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora 1D do CNPQ e professora titular da UFSM.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Edição

Seção

Dossiê 31: Literatura e Política nos países de língua portuguesa

Como Citar

GARLET, Deivis Jhones; UMBACH, Rosani Ketzer. A política em José Saramago : forma e conteúdo. Via Atlântica, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 141–154, 2017. DOI: 10.11606/va.v0i31.131180. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/131180.. Acesso em: 18 abr. 2024.