Divergências e convergências no filme A outra margem, de Luís Filipe Rocha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i33.140257

Palavras-chave:

margem, diferença, norma, homossexualidade

Resumo

Em A outra margem, Luís Filipe Rocha conta a aventura humana de seres que a sociedade remeteu para as margens, por os considerar como aberrações, deficientes ou em falta. Ricardo, travesti homossexual, Vasco, seu sobrinho que sofre de trissomia 21, Maria, mãe solteira, e o transsexual Luís/Carla representam um desvio em relação à norma (o modelo heteronormativo, a lógica produtivista, a moral tradicional). Se o rio, imagem central no filme, separa, é também à beira dele que ocorrem muitos reencontros. Os próprios “marginais” aprenderão a conhecer-se mutuamente e a aceitar a alteridade do outro. Uma das pontes que os aproximará é a arte, crucial na (re)construção das respetivas identidades.

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Biografia do Autor

  • Luís Alexandre Rodrigues Sobreira, Universidade de Lille3
    Professor Auxiliar (Maître de Conférences) na Universidade de Lille. Membro do Laboratório de Pesquisa CECILLE  EA 4074 (Centre d’Études en Civilisations, Langues et Lettres Étrangères).

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Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Dossiê 33: Queerizar o cânone luso-afro-brasileiro

Como Citar

SOBREIRA, Luís Alexandre Rodrigues. Divergências e convergências no filme A outra margem, de Luís Filipe Rocha. Via Atlântica, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 379–390, 2018. DOI: 10.11606/va.v0i33.140257. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/140257.. Acesso em: 20 abr. 2024.