AS MULHERES À BEIRA DE UM IMPÉRIO NERVOSO NA OBRA DE PAULINA CHIZIANEE UNGULANI BA KA KHOSA

Autores

  • Hilary Owen Machester University

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i17.50532

Palavras-chave:

nação, corpo, Moçambique, Ungulani Ba Ka Khosa, Paulina Chiziane

Resumo

ESTE ARTIGO FAZ UMA LEITURA COMPARATIVA DO CONCEITO DE “FRONTEIRA NACIONAL” EM UALALAPI, DE UNGULANI BA KA KHOSA, E AS ANDORINHAS, DE PAULINA CHIZIANE, OBRAS ONDE FIGURA O IMPERADOR DE GAZA, NGUNGUNHANE. EM KHOSA, ABORDAREI A INFLUÊNCIA DO CONCEITO DE “ABJECÇÃO” (EXPULSÃO DO CORPO MATERNAL ABJECTO) NA DEFINIÇÃO DESSA FRONTEIRA SEGUNDO O MODELO IMPERIAL E EXPANSIONISTA DE NGUNGUNHANE, ENTÃO COOPTADO PELA FRELIMO (CHANGAANIZADA) DE MACHEL. COM CHIZIANE, APRESENTO UMA OUTRA VISÃO DO TERMO, BASEADA NAS MITOLOGIAS CHOPES EM TORNO DO FUNDADOR DA FRELIMO EDUARDO MONDLANE E DA ATLETA LURDES MUTOLA.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-06-28

Edição

Seção

Dossiê 17: nação e narrativa pós-colonial

Como Citar

OWEN, Hilary. AS MULHERES À BEIRA DE UM IMPÉRIO NERVOSO NA OBRA DE PAULINA CHIZIANEE UNGULANI BA KA KHOSA. Via Atlântica, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 43–56, 2010. DOI: 10.11606/va.v0i17.50532. Disponível em: https://revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50532.. Acesso em: 19 abr. 2024.