Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Estudo pioneiro mostra o nível da alfabetização financeira dos brasileiros

Release de Margareth Artur para o Portal de Revistas da USP

homepageImage_pt_BR (4)Organizar, aplicar e saber o que fazer com o dinheiro, enfim, tornar-se alguém alfabetizado financeiramente ajuda-nos a manter nossa vida monetária sob controle. Ani Caroline Grigion Potrich, Kelmara Mendes Vieira e Guilherme Kirch, em artigo publicado na Revista Contabilidade & Finanças, mostram um modelo desenvolvido que possibilita  identificar e explicar o nível de alfabetização financeira dos indivíduos, tomando como ponto de partida as variáveis   socioeconômicas  e  demográficas  brasileiras. A criação desse modelo tem por objetivo possibilitar aos agentes financeiros identificarem “a alfabetização financeira de seus clientes/investidores, podendo, com isso, desenvolver estratégias e produtos diferenciados. Acredita-se que essas inovações e contribuições justificam plenamente a execução do estudo“.

O estudo apresenta os principais conceitos e a relação das variáveis socioeconômicas e demográficas com a alfabetização financeira. “Em seguida, são apresentados os aspectos mais relevantes dos procedimentos metodológicos e, por fim, as análises e discussões dos resultados, bem como as considerações finais acerca do estudo realizado“, explicam os autores. Essa pesquisa foi realizada com  estatísticas descritivas e técnicas de análise  multivariada, e contou com 1.400 residentes no Rio Grande do Sul. Como referência ou  indicador do nível de alfabetização financeira, adotou-se uma medida que abrange:  atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro, com as variáveis de “gênero, estado civil, dependentes, ocupação, idade, escolaridade, escolaridade do pai, escolaridade da mãe, renda própria e renda familiar“.

O estudo evidencia que a maioria dos pesquisados (67,1%)  possuem  um  baixo nível de alfabetização financeira, e  os indivíduos do gênero masculino sem dependentes, com alto nível de escolaridade  e  renda própria  fazem  parte do grupo de “alto  nível  de   alfabetização financeira“. Já o grupo de  mulheres que possuem dependentes e portam baixo nível  de escolaridade e de renda própria e familiar apresenta “maior propensão a pertencer ao grupo com baixo nível de alfabetização financeira“. Em vista disso, Potrich, Vieira e Kirch atentam para “a urgência e a necessidade de desenvolver ações efetivas para minimizar o problema do analfabetismo financeiro” que afetam, sobretudo, as mulheres.

Cumpre destacar o pioneirismo desse estudo em âmbito brasileiro, do momento em que identifica quais variáveis socioeconômicas e demográficas influenciam na “propensão para um baixo ou alto nível de alfabetização financeira”. E, concluindo, não se pode esquecer o papel das finanças pessoais no mundo de hoje, “sendo a alfabetização financeira um componente  essencial para  uma vida adulta bem-sucedida“, afirmam os autores.

_________________________________

Artigo

POTRICH, Ani Caroline Grigion; VIEIRA, Kelmara Mendes; KIRCH, Guilherme. Determinantes da alfabetização financeira: Análise da influência de variáveis socioeconômicas e demográficas. Revista Contabilidade & Finanças, São Paulo, v. 26, n. 69, p. 362-377, set./out./nov./dez. 2015. ISSN:1808-057X. DOI: 10.1590/1808-057×201501040. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/108787/107219. Acesso em: 03/03/2016.

Contato

Ani Caroline Grigion Potrich.  Departamento de Administração, Centro de Educação Superior Norte-RS, Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil. E-mail: anipotrich@gmail.com

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais