Cabeçalho do site
Bem-vindo
Esqueci minha senha

Contribuições da Educomunicação para a Educação a Distância

Educar com o auxílio das mídias digitais – eis o objetivo da disciplina “Educomunicação”, criada a partir da “falta de perspectivas conceituais que os autores clássicos dos campos da Arte e da Educação pareciam oferecer frente ao tsunami das mídias digitais“, nas palavras de Consani, em seu artigo recém-publicado na Revista de Graduação USP, autor que também se ressentiu das “necessidades práticas invocadas por artistas e professores de artes no mundo do trabalho e mesmo na sociedade“, visando às expectativas de mudanças na relação entre tecnologia e educação.

Hoje, os computadores fazem parte da educação e a grande difusão da internet nas escolas suscitou diversas abordagens teóricas e práticas que tiveram como consequência  direcionamentos para os educadores nas inter-relações entre Tecnologia, Mídia e Educação. Consani afirma que “o momento atual reflete as contradições – mas também a convergência – entre várias concepções, as quais podem buscar se afirmar hegemonicamente ou estabelecer pontes interdisciplinares e transversais entre si“. O objeto de estudo central do Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (NCE-ECA/USP) é o campo da Educomunicação e sua contribuição é de vital importância no desenvolvimento do conceito da Mediação Tecnológica na Educação (MTE), “o qual se apoia, principalmente, no referencial de vários teóricos de autores da área da comunicação“.

O Núcleo, com base em estudos acadêmicos aliados a programas de formação de professores, vem consolidando uma abordagem inovadora na gestão comunicacional das mídias e tecnologias em sala de aula. O artigo propõe apresentar uma síntese das contribuições teóricas e práticas baseadas no conceito da Mediação Tecnológica na Educação “em contextos educacionais da realidade brasileira, com destaque para a educação a distância na formação de educadores e de alunos da licenciatura em Educomunicação“. Para embasar sua argumentação, o autor/pesquisador apresenta exemplos vivenciados por ele “à luz dos conceitos defendidos pelo NCE-ECA/USP“.

“Do conceito de mediação à mediação tecnológica na educação”; “Mediação tecnológica na educação: os aportes teóricos e práticos da Educomunicação”; “Da mediação tecnológica à mediação” são temas apresentados no artigo, em que o autor enfatiza a importância da Educomunicação para garantir não “a manutenção do status quo hegemônico em uma sociedade competitiva e excludente“, mas a construção de uma sociedade mais diversificada  e democrática, pautada em modelos originais “de relação pedagógica e comunicativa em que os adultos ensinem não o que os jovens devem aprender, mas como fazê-lo“.

O artigo chama a atenção para o tema, ressaltando a aplicação de novas metodologias didáticas, “oferecendo como exemplos ilustrativos as práticas desenvolvidas no âmbito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo“, especialmente aquelas “registradas nas ações de extensão do NCE-ECA/USP“. Consani conclui que, “embora o conceito de mediação possa ainda sofrer mutações ao longo da história“, principalmente pelas novas formas de interação entre educação e tecnologia, a proposta da Educomunicação é o entendimento e a aplicação de estratégias mediadoras, com a previsão de mudanças significativas discutidas no artigo, com a intenção de contribuir para a ampliação dos debates e a produtiva conversa entre educação e tecnologia. 

Artigo

CONSANI, Marciel Aparecido. Mediação Tecnológica na Educação: Os Aportes Teóricos e Práticos da Educomunicação para a Educação a Distância. Revista de Graduação USP, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 59-65, ago. 2018. ISSN: 2525-376X. DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376X.v3i1p59-65. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/gradmais/article/view/147199>. Acesso em: maio  2019.

Contato

Marciel Aparecido Consani – Departamento de Comunicação e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. e-mail: mconsani@usp.br

Margareth Artur – Portal de Revistas USP

AnteriorPróxima
© 2012 - 2024 ABCD - Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais