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EDITAL 2022

Universidade de São Paulo
Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

 

Preâmbulo

O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo abre inscrições para o Edital 2022 de apoio à publicação dos periódicos da USP.

Desde o início buscamos alcançar o propósito do Programa, além de ouvir e atender às demandas dos editores. Alinhados aos objetivos estratégicos da Universidade de São Paulo, vislumbramos a abertura de uma nova possibilidade de aplicação dos recursos financeiros destinados ao apoio à publicação científica na universidade, ao mesmo tempo em que destacamos a importância da formação dos estudantes na área. Nesse sentido, incentivamos os editores a considerar essa nova dimensão, que tem o potencial de agregar qualidade, autonomia e agilidade aos processos editoriais.

Objetivo do Edital

O objetivo é apoiar financeiramente propostas que tenham como meta o aperfeiçoamento editorial e de conteúdo, a visibilidade e o impacto social e científico, além da profissionalização e internacionalização dos periódicos da USP oficialmente reconhecidos pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP e credenciados no referido Programa.

Período de Submissão de Propostas

As propostas deverão ser encaminhadas por meio de formulário online que estará disponível aos proponentes a partir das 11 horas da manhã do dia 15 de junho de 2022 até às 18 horas do dia 04 de julho de 2022.

Itens de Serviços Apoiados

Somente serão apoiados os itens de serviços descritos no item Serviços Contemplados deste Edital. Os recursos recebidos não poderão ser remanejados para outros grupos orçamentários.

Condições para a Submissão de Propostas

Poderão apresentar solicitações de apoio financeiro todos os periódicos editados oficialmente pelas Unidades, Institutos, Centros, Museus e Órgãos Centrais da USP credenciados no Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da Universidade de São Paulo, excetuando-se aqueles publicados por discentes.

Requisitos       

Somente serão analisadas as propostas de periódicos que atenderem aos seguintes requisitos:

  1. Estar em dia com a prestação de contas de recursos recebidos da ABCD;
  2. Possuir periodicidade regular e atualizada;
  3. Demonstrar, por meio das edições publicadas no website do periódico, a adoção de metadados e itens editoriais padronizados, de acordo com as regras da Coordenação do Portal de Revistas da USP disponíveis em:  https://www.revistas.usp.br/wp/?page_id=2563;
  4. Possuir e-mail institucional @usp.br em nome do periódico;
  5. Possuir corpo editorial contendo ao menos dois editores afiliados a instituições nacionais externas à USP e um editor afiliado a uma instituição estrangeira;
  6. Possuir ao menos cinco avaliadores afiliados a instituições nacionais externas à USP e pelo menos dois avaliadores afiliados a instituições estrangeiras;
  7. Apresentar na página (website) do periódico, texto referente à política de direitos autorais, ética e antiplágio, conflito de interesses, com base nas diretrizes do Committee on Publications Ethics (COPE);
  8. Possuir registro no Directory of Open Access Journals (DOAJ) ou apresentar a solicitação do registro junto ao referido diretório;
  9. Apresentar na página (website) do periódico o tipo de Licença Creative Commons adotado;
  10. Estar indexada em ao menos duas bases indexadoras internacionais concernentes à área de conhecimento, além do DOAJ;
  11. Manter atualizadas suas edições no Portal de Revistas da USP, ainda que o website da revista principal seja mantido em outro website;
  12. Inexistir taxa de publicação de artigos (em inglês Article Processing Charge – APC);
  13. Inexistir acordo comercial com editoras.

O não atendimento a qualquer um dos critérios indicados acima inviabilizará a aceitação da submissão da proposta.

Serviços contemplados

Somente serão financiados os seguintes itens de serviço:

a) Diagramação;

b) Editoração;

c) Marcação XML compatível com o padrão adotado no Open Journal System – OJS;

d) Tradução;

e) Revisão gramatical;

f) Aquisição de licença de software para geração de documentos em PDF no valor máximo de R$ 800,00;

g) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, cujo custo anual é de R$ 12.000,00 (valor referência 2022);

h) Contratação de 01 (um) monitor e/ou estagiário de pós-graduação pelo período de um ano e carga horária de 20 horas semanais, cujo custo anual é de R$ 19.200,00 (valor referência 2022);

i) Não poderão ser solicitados recursos para impressão tais como papel, transporte, placas, tinta e demais insumos ou serviços relacionados.

O total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital é de R$1.600.000,00.

Documentação

O proponente será o(a) editor(a) chefe do periódico, que deverá preencher o formulário online com as seguintes informações:

  1. Título completo do periódico; ISSN (e/ou e-ISSN); URL – link da página (website) principal do periódico; e-mail institucional de contato; periodicidade; Unidade de vínculo do periódico; nome completo do proponente e-mail de contato, que deve ser o editor chefe;
  2. Classificação no Sistema Qualis no último quadriênio (2013-2016) ou outro que venha a se sobrepor, com identificação da área de conhecimento principal correspondente;
  3. Identificação dos links (URLs) específicos das bases de dados onde o periódico está indexado e/ou resumido, incluindo o link do periódico no DOAJ;
  4. Documento anexado ao formulário contendo a lista de membros (nome, filiação e país) do Conselho / Comitê, lista de dez avaliadores (nome, filiação e país) e Equipe Editorial (nome, função e vínculo);
  5. Itens de serviço solicitados e valores, bem como o valor total de recursos financeiros solicitados.

Critérios de Distribuição de Recursos

A distribuição dos recursos será realizada de acordo com os critérios de classificação do periódico, respeitando-se o disposto respeitando o total dos recursos financeiros destinados ao presente Edital.

Grupo 1 – O periódico deve atender aos requisitos do Edital – Recursos até R$13.000,00;

Grupo 2 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1, o periódico deve estar indexado no SciELO ou em indexador internacional de referência para a área de conhecimento – Recursos até R$33.000,00;

Grupo 3 – Além de atender aos critérios dos Grupos 1 e 2, o periódico deve estar indexado na Base Web of Science e/ou Base Scopus – Recursos até R$50.000,00.

Da análise das propostas

As propostas serão analisadas pelo Comitê Científico do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, em reunião a realizar-se na primeira semana de julho de 2022. As propostas recebidas ou encaminhadas fora do prazo e do padrão solicitado não serão consideradas pelo Comitê.

Resultados

Os resultados serão divulgados a partir do 13 de julho de 2022, mediante notificação por e-mail ao proponente e ao e-mail oficial do periódico.

É possível solicitar reanálise ao Comitê, apresentando justificativa detalhada, pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br até 20 de julho de 2022.

Da Prestação de Contas

A prestação de contas é obrigatória e deverá ser realizada pela Assistência Financeira da Unidade, com a ciência do(a) Editor(a) e do Diretor(a) da Unidade/Órgão e encaminhada para a ABCD pelo e-mail atendimento@abcd.usp.br até o dia 16 de setembro de 2023. (NOVO PRAZO!)

A prestação de contas deve conter planilha com a lista por ordem cronológica do(s) documento(s) da(as) despesa(as) e um arquivo PDF único assinado pelo Setor Financeiro da unidade, com os seguintes documentos:

  1. notas de empenho,
  2. notas fiscais eletrônicas do prestador de serviços,
  3. notas de pagamento,
  4. notas de liquidação de despesa,
  5. demonstrativo anual de pagamentos, caso ocorra a contratação de monitor.

Caso haja saldo residual, é obrigatório que este seja retornado à ABCD, por meio de remanejamento para o Grupo Orçamentário 069.010, enviando cópia digital do documento para o e-mail supracitado.

A não prestação de contas do apoio obtido por meio deste Edital, assim como o não remanejamento do eventual saldo residual à ABCD no prazo informado, inviabilizará a participação do proponente em editais futuros.

O Comitê Científico reserva-se o direito de deliberar sobre os casos omissos no presente Edital.

São Paulo, 14 de junho de 2022

 Comitê Científico do
Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP

2022-2024

Prof. Dr. Paulo Martins (Presidente do Comitê Científico) – ABCD/FFLCH/USP

Prof. Dr. Alexandre Kawano – EP/USP (Titular)
Profa. Dra. Maria Bernadete A. Varesche – EESC/USP (Suplente)

Prof. Dr. Thiago Regis Longo da Paixão – IQ/USP (Titular)
Prof. Dr. Carlos Pelleschi Taborda – ICB/USP (Suplente)

Prof. Dr. Gilberto Fernando Xavier – IB/USP (Titular)
Profa. Dra. Marcia Couto – FM/USP (Suplente)

Prof. Dr. Gustavo Ferraz de Campos Monaco – FD/USP (Titular)
Profa. Dra. Cibele Araújo Camargo Marques dos Santos – ECA/USP (Suplente)

Profa. Dra. Laura Moutinho – FFLCH/USP (Titular)
Prof. Dr. João Angelo Oliva Neto – FFLCH/USP (Suplente)

Bibliotecária Adriana Cybele Ferrari – FFLH/USP (Titular)
Bibliotecário Anderson de Santana – IGc/USP (Suplente)

Bibliotecária Dra. Elisabeth Adriana Dudziak (Coordenação Executiva do Portal de Revistas USP) – ABCD/USP

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