Cabeçalho do site

Sobre o Portal

O Portal de Revistas USP é a biblioteca digital das revistas publicadas por Unidades, Órgãos de Integração e Órgãos Complementares da Universidade de São Paulo e, em alguns casos, em parceria oficial com instituições externas.

Apoiado na filosofia do Acesso Aberto,  o Portal foi criado em 2008 com o objetivo de reunir, organizar e prover acesso pleno e gratuito às revistas publicadas sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo, ampliando sua visibilidade em âmbito nacional e internacional. Em 2012 foi remodelado, alterando-se inclusive sua tecnologia inicial, de modo a preparar tanto as revistas como seus editores para mais um salto qualitativo rumo a internacionalização e modernização exigidas na contemporaneidade.  Com isso passa a integrar a rede de portais de revistas científicas que utilizam o Open Journal Systems como plataforma tecnológica.

O Portal está construído de forma a ser interoperável com sistemas similares nacional e internacionalmente, tais como Google Acadêmico, OASIS do IBICT/MCT, Public Knowledge Project e outros. No âmbito interno, se encontra indexado pelo Portal de Busca Integrada do SIBiUSP e ainda está interligado com a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP de modo a transferir os metadados e o arquivo completo de todo os documentos de autores USP publicados em qualquer uma de suas revistas, observando-se o prazo de 48 horas.

A participação de revistas da USP implica no atendimento a uma série de critérios de qualidade definidos e aplicados com apoio de um Comitê Científico, composto por representantes docentes e bibliotecários das diversas áreas de conhecimento. Maiores informações sobre as revistas USP ou os procedimentos para inserir sua revista fale com uma das Bibliotecas USP ou envie e-mail para atendimento@sibi.usp.br

Apoio às publicações

O Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas da USP, vinculado ao Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da USP, promove ações que estimulam o aperfeiçoamento, a preservação e a profissionalização das publicações científicas periódicas editadas oficialmente por unidades, órgãos de integração e órgãos complementares da Universidade. Por meio do Comitê Científico do Programa o Programa mantêm o apoio técnico e financeiro para que as Revistas USP alcancem a excelência científica e o reconhecimento nacional e internacional. Todas as revistas editadas pela USP e credenciadas pelo Programa estão disponíveis no Portal de Revistas da USP

Assim, hoje, além de ações de capacitação periódicas, suporte de pessoal qualificado e apoio financeiro, os editores também contam com apoio aos serviços de editoração eletrônica, aplicação de controle universal por meio do DOI (Digital Object Identifier), serviços de revisão e tradução e, a partir de 2013, edição de arquivos em XML padrão internacional.

Benefícios

Os benefícios das publicações hospedadas no Portal de Revistas da Universidade de São Paulo são:

  • Publicação em plataforma digital de acesso aberto.
  • Identidade e independência de cada revista com sua própria interface e domínio.
  • Armazenamento em servidor institucional.
  • Divulgação de conteúdo para texto completo em vários formatos.
  • Disponibilidade do conteúdo e rastreabilidade por outros bancos de dados por meio do protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative – Protocolo para Coleta de Metadados)

Conteúdo

O conteúdo das revistas que compõem o Portal de Revistas da USP, incluindo metadados, são de responsabilidade dos seus editores.

© 2012 SIBiUSP - Departamento Técnico - SIBi/DT