Dilma no Jô: o papel do talk show e a crítica em uma sociedade polarizada

Autores

  • Julia Lery Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.110100

Palavras-chave:

Talk show, gêneros televisivos, Programa do Jô, Dilma Rousseff, crítica televisiva.

Resumo

A presença de Dilma Rousseff no Programa do Jô em um momento de crise econômica e de baixa popularidade causou uma repercussão negativa e discursos de ódio voltados não só para a figura da presidenta, mas também contra Jô Soares. Neste artigo estudamos, usando o gênero televisivo como categoria analítica, as interações produzidas por essa edição do programa a partir das promessas e expectativas geradas pelo talk show – que mais do que um formato televisivo é uma maneira de mediação. Analisamos, por esse viés, a descaracterização do programa que recebe Dilma Rousseff e as críticas negativas que repercutiram na mídia tradicional, nas redes sociais e até por meio de ameaça ao apresentador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Julia Lery, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Brasil.

    Mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e integrante do Grupo de Pesquisa Mídia e Narrativa. lery.julia@gmail.com.

Referências

GOMES, I.; ARAÚJO, V. “Ai que infortúnio! Disputas de gênero em um produto da indústria pop”. In: SÁ, S. P.; CARREIRO, R.; FERRARAZ, R. (Orgs.). Cultura pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015.

LERY, J. “(Não) é só uma piada: cinismo, ironia e entretenimento nos talk shows The Noite e Agora é Tarde”. Belo Horizonte: PUC Minas, 2015. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Comunicação e Artes, Belo Horizonte, 2015.

MINOIS, G. História do riso e do escárnio. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

SILVA, F. M. “A não-notícia, um produto do infotenimento”. Revista Estudos em Jornalismo e Mídia. Ano V, n. 1, jan.-jun. 2008, p. 99-108.

SILVA, F. M. “Talk show: um gênero televisivo entre o jornalismo e o entretenimento”. In: E-compós, Brasília, v. 12, n. 1, jan.-abr. 2009.

________. “Marcos históricos do talk show no Brasil: uma análise dos programas Globo Gente e Jô Soares Onze e Meia”. Galáxia, n.25, jun. 2013, p. 123-134.

WILLIAMS, R. Television. London, New York: Routledge, 2003.

Referências audiovisuais

DILMA ROUSSEFF. Programa do Jô. Rede Globo, 12 de junho de 2015. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/programa-do-jo-programa-de-sexta-feira-dia-12062015-na-integra/4250020/. Acesso em: 04 jun. 2016.

MENINAS DO JÔ. Programa do Jô. Rede Globo, 17 junho de 2015. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/programa-do-jo-programa-de-quarta-feira-dia-17062015-na-integra/4260691/. Acesso em: 04 jun. 2016.

MENINAS DO JÔ. Programa do Jô. Rede Globo, 24 de junho de 2015. Disponível em: http://globotv.globo.com/rede-globo/programa-do-jo/v/programa-do-jo-programa-de-quarta-feira-dia-24062015-na-integra/4276766/. Acesso em: 04 jun. 2016.

DANILO GENTILI. Entrevista Histórica com Dilma Rousseff parte 1. YouTube, 18 de junho de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xjTDHMLFpUw. Acesso em: 04 jun. 2016.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Dilma no Jô: o papel do talk show e a crítica em uma sociedade polarizada. RuMoRes, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 58–75, 2016. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2016.110100. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/110100.. Acesso em: 23 abr. 2024.