A “buzzfeedização” da comunicação das organizações no ambiente digital

  • Carolina Frazon Terra Universidade de São Paulo (USP), Brasil.
Palavras-chave: buzzfeedização, listas da internet, espetacularização do conteúdo, comunicação organizacional digital

Resumo

O artigo discute a condensação dos conteúdos das organizações dispostos nas redes sociais sob a luz de conceitos e autores que falam de espetacularização, efemeridade, imediatismo, liquidez, visibilidade midiática e sucesso das listas na internet. Desse aspecto do conteúdo – as listas – é que deriva o título deste trabalho, por entendermos se tratar de uma alusão ao site BuzzFeed, um dos principais representantes do formato no ambiente digital. Também correlacionamos o êxito dos conteúdos em listas a uma modalidade de marketing denominada inbound marketing, especialidade que defende a geração de conteúdo que engaja e prende a atenção do usuário da rede. O tripé de conceitos de Baldissera (2009) – organizações comunicada, falada e comunicante – também é uma referência teórica que ajuda a sustentar o trabalho. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Frazon Terra, Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

Bacharel em Relações Públicas, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Docente nos cursos de pós-graduação em Comunicação Organizacional e Digital (ECA-USP) e em diversos MBA na FIA e na FAAP. Autora dos livros Mídias Sociais… e agora? e Blogs corporativos, ambos pela Difusão Editora, e editora dos blogs RPalavreando e Relações.

Referências

BALDISSERA, R. Comunicação organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, v. 6, n. 10/11, p. 115-120, 2009.

BARROS, D. M. 5 motivos por que as listas dominaram a internet (o quinto explica por que você lê todos até o fim). O Estado de S. Paulo, São Paulo, 8 dez. 2015. Disponível em: <http://emais.estadao.com.br/blogs/daniel-martins-de-barros/5-motivos-por-que-as-listas-dominaram-a-internet-o-quinto-explica-por-que-voce-le-todos-ate-o-fim/>. Acesso em: 24 jan. 2017.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BUZZFEED. Wikipedia, [s.l.], 8 out. 2015. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/BuzzFeed>. Acesso em: 23 jan. 2017.

CAROLINA Dieckmann fala pela 1ª vez sobre fotos e diz que espera ‘justiça’. G1, São Paulo, 15 maio 2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/05/carolina-dieckmann-fala-pela-1-vez-sobre-roubo-de-fotos-intimas.html>. Acesso em: 23 jan. 2017.

CHOCOLATE retarda o envelhecimento #fato. Turma do Chocolate, São Paulo, 3 dez. 2015. Facebook. Disponível em: <https://www.facebook.com/TurmaDoChocolate.ABICAB/photos/a.215508661925642.1073741828.193464484130060/627835727359598/?type=3&theater>. Acesso em: 4 fev. 2016.

COSTA, M. 10 fantasias feministas para você pular o Carnaval sem Assédio. Catraca Livre, São Paulo, 4 fev. 2016. Disponível em: <https://estilo.catracalivre.com.br/casa/10-fantasias-feministas-para-voce-pular-o-carnaval-sem-assedio/>. Acesso em: 23 jan. 2017.

DEBORD, G. Prefácio à quarta edição italiana de “A sociedade do espetáculo”. In: ______. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

GIUSTI, I. 15 razões para você nunca passar o carnaval em São Paulo. BuzzFeed, São Paulo, 3 fev. 2016. Disponível em: <http://www.buzzfeed.com/irangiusti/x-razoes-para-voce-nunca-passar-o-carnaval-em-sao-paulo?bffbbrazil&utm_term=.kqpDBJBWZx#.krDYnQnROV>. Acesso em: 23 jan. 2017.

HELENA, L. Cinco coisas que já sabemos sobre os novos episódios de Gilmore Girls. M de Mulher, São Paulo, 4 fev. 2016. Disponível em: <http://mdemulher.abril.com.br/famosos-e-tv/m-trends/cinco-coisas-que-ja-sabemos-sobre-os-novos-episodios-de-gilmore-girls>. Acesso em: 23 jan. 2017.

KARHAWI, I. Espetacularização do Eu e #selfies: um ensaio sobre visibilidade midiática. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM COMUNICAÇÃO E CONSUMO (COMUNICON), 5., 2015, São Paulo. Anais… São Paulo: Comunicon, 2015. Disponível em: <http://anais-comunicon2015.espm.br/GTs/GT6/18_GT06_KARHAWI.pdf>. Acesso em: 7 out. 15.

KELLNER, D. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Líbero – Revista do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, v. 6, n. 11, p. 4-15, 2004. Disponível em: <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/libero/article/view/3901/3660>. Acesso em: 24 jan. 2017.

MACHADO, J. Pierre Lévy: a revolução digital só está no começo. Correio do Povo, Porto Alegre, 14 abr. 2015. Caderno de Sábado. Disponível em: <http://www.fronteiras.com/entrevistas/pierre-levy-a-revolucao-digital-so-esta-no-comeco?utm_content=bufferf4fb6&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer>. Acesso em: 24 jan. 2017.

MARCONDES, P. Quem é você, leitor? E o que você vai ser, quando crescer? Proxxima, São Paulo, 25 abr. 2016. Disponível em: <http://www.proxxima.com.br/home/proxxima/blog-do-pyr/2016/04/25/quem-e-voce-leitor-e-o-que-voce-vai-ser-quando-crescer-2.html>. Acesso em: 24 jan. 2017.

NOTARI, C. Porque o Brasil está pronto para o Inbound Marketing. HubSpot, [s.l.], 4 dez. 2014. Disponível em: <http://br.hubspot.com/blog/porque-o-brasil-esta-pronto-para-o-inbound-marketing>. Acesso em: 24 jan. 2017.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SILVA, R. Snaps que somem conscientizam sobre o desaparecimento de crianças. B9, São Paulo, 13 out. 2015. Disponível em: <http://www.b9.com.br/61168/advertising/snaps-que-somem-conscientizam-sobre-o-desaparecimento-de-criancas/>. Acesso em: 23 jan. 2017.

STÊNIO Garcia quer punição a culpado por vazamento de fotos íntimas. G1, Rio de Janeiro, 4 out. 2015. Disponível em: <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/10/stenio-garcia-quer-punicao-culpado-por-vazamento-de-fotos-intimas.html>. Acesso em: 23 jan. 2017.

TERRA, C. F. Tudo em tempo real: estamos vivendo a era das relações públicas do imediatismo? In: CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS, 9., 2015, Campinas. Anais… Porto Alegre: EDIPUCRS, 2015. p. 206-223. Disponível em: <http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Pdf/978-85-397-0751-5.pdf>. Acesso em: 24 jan. 2017.

THOMPSON, J. B. A nova visibilidade. Matrizes, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 15-38, 2008. Disponível em: <http://revistas.usp.br/matrizes/article/view/38190/40930>. Acesso em: 24 jan. 2017.

TORRES, C. C. A “facebookização” do jornalismo. Observatório da Imprensa, São Paulo, 19 jan. 2016. Edição 886. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/a-facebookizacao-do-jornalismo/>. Acesso em: 24 jan. 2017.

VAZ, M. 33 acessórios para liberar a sereia que existe dentro de você. M de Mulher, São Paulo, 4 fev. 2016. Disponível em: <http://estilo.abril.com.br/moda/33-acessorios-para-liberar-a-sereia-que-existe-dentro-de-voce/#2>. Acesso em: 23 jan. 2017.

Publicado
2016-12-17
Seção
Dossiê