Foto-ostentação: um novo paradigma fotográfico?

Autores

  • Michel de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.136933

Palavras-chave:

foto-ostentação, fotografia, cultura visual, midiatização do cotidiano

Resumo

Este exercício conceitual objetiva compreender os usos da fotografia nas dinâmicas da interação em rede. Para isso, traça um histórico da ostentação e apresenta considerações sobre o papel da imagem fotográfica na sociedade do hiperespetáculo. A hipótese levantada é a de que as reconfigurações da fotografia não se encaixam nos paradigmas preestabelecidos, o que torna necessário uma conceituação crítica para descrever o regime que se consolida, voltado à exposição do cotidiano em detrimento do valor de culto atribuído aos registros domésticos.

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Biografia do Autor

  • Michel de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação e especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

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Publicado

2018-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

OLIVEIRA, Michel de. Foto-ostentação: um novo paradigma fotográfico?. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 319–337, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.136933. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/136933.. Acesso em: 11 nov. 2024.