A midiatização da cultura e a personagem do agente secreto James Bond no cinema

Autores

  • Gelson Santana Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo
  • Bernadette Lyra Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.140067

Palavras-chave:

James Bond, cinema, midiatização

Resumo

Objetiva-se verificar transformações ocorridas na personagem de James Bond no cinema ao longo das cinco décadas em que foram produzidos os filmes de 007, em decorrência de mudanças que emergem a partir do fenômeno da midiatização da cultura que hoje permeia a sociedade, não apenas se apropriando dos fenômenos culturais, mas também afetando seus modos de representação expressiva. Serão analisados aspectos como o conforto e a virilidade da personagem do agente secreto nos cinco primeiros e no sétimo filme da saga, com o escocês Sean Connery, em contraposição aos quatro últimos filmes, com o inglês Daniel Craig, para comprovar, na evidência cinematográfica, certos intercâmbios que ao longo do tempo ocorrem entre os eventos sociais e a cultura das mídias, em sua evolução política e audiovisual, da última metade do século XX até as primeiras décadas do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gelson Santana, Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Bernadette Lyra, Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Referências

COURBAN, Alain; COURTINE; Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. Prefácio. Em História da sexualidade - A invenção da virilidade: da Antiguidade às Luzes. Vol.1. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

DEJEAN, Joan. O século do conforto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

DOSSIER 007 – Études&Essais sur James Bond 007, Revue Marginalia Hors Série 16, éditeus Norbert Spehner, Canada, octobre, 2010.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Atmosfera, ambiência, Stimmung; sobre um potencial oculto da literatura. Rio de Janeiro: Contraponto: Editora PUC Rio, 2014.

LACOUE-LABARTHE, Philippe & NANCY, Jean-Luc. El absoluto literario: Teoría de la literatura del romanticismo alemán. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2012.

LE GOFF, Olivier. L’invention du confort: naisance d’une forme sociale. Lyon: Presses Universitaires de Lyon, 1994.

MARQUEZI, Dagomir. AUIKA! Algumas reflexões sobre a cultura de massas. São Paulo: Proposta, 1980.

OATES, Joyce Carol. Rape & the boxing ring. Em: KIMBALL, G e SCHULIAN (Orgs.). At the fights. American writers on boxing. New York: Literary Classics of the Unites States, 2011.

Downloads

Publicado

2018-06-22

Como Citar

SANTANA, G.; LYRA, B. A midiatização da cultura e a personagem do agente secreto James Bond no cinema. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 208-220, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.140067. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/140067. Acesso em: 26 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos