A midiatização da cultura e a personagem do agente secreto James Bond no cinema

Autores

  • Gelson Santana Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo
  • Bernadette Lyra Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.140067

Palavras-chave:

James Bond, cinema, midiatização

Resumo

Objetiva-se verificar transformações ocorridas na personagem de James Bond no cinema ao longo das cinco décadas em que foram produzidos os filmes de 007, em decorrência de mudanças que emergem a partir do fenômeno da midiatização da cultura que hoje permeia a sociedade, não apenas se apropriando dos fenômenos culturais, mas também afetando seus modos de representação expressiva. Serão analisados aspectos como o conforto e a virilidade da personagem do agente secreto nos cinco primeiros e no sétimo filme da saga, com o escocês Sean Connery, em contraposição aos quatro últimos filmes, com o inglês Daniel Craig, para comprovar, na evidência cinematográfica, certos intercâmbios que ao longo do tempo ocorrem entre os eventos sociais e a cultura das mídias, em sua evolução política e audiovisual, da última metade do século XX até as primeiras décadas do século XXI.

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Biografia do Autor

  • Gelson Santana, Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

  • Bernadette Lyra, Universidade Anhembi Morumbi (UAM) São Paulo

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Referências

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Publicado

2018-06-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A midiatização da cultura e a personagem do agente secreto James Bond no cinema. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 208–220, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.140067. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/140067.. Acesso em: 16 abr. 2024.