Telejornalismo universitário e acessibilidade

um caminho em formação

Autores

  • Fabiana Piccinin Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Michele Negrini Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Roos Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.140423

Palavras-chave:

Ensino de telejornalismo, Inclusão, Telejornalismo universitário, Pampa News, Unisc Notícias

Resumo

O ensino de telejornalismo é um assunto dotado de complexidades e que carece de constantes ressignificações. Nesta seara, os programas jornalísticos universitários para TV são espaços que dão suporte ao ensino e que possibilitam o desenvolvimento de atividades práticas no contexto das universidades. Esses programas têm passado por reconfigurações para atingir uma audiência diversificada e para levar em consideração questões de inclusão. Diante disso, a proposta deste artigo é fazer uma reflexão sobre o ensino de telejornalismo levando em consideração as práticas inclusivas desenvolvidas em telejornais universitários. Tomamos como objeto de discussão e análise o Pampa News, desenvolvido na Universidade Federal do Pampa, e o Unisc Notícias, desenvolvido na Universidade de Santa Cruz, problematizando os movimentos e adaptações feitas pelos programas com vistas também à inclusão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiana Piccinin, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

    Jornalista e Licenciada em Letras. Doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora e pesquisadora do Departamento de Comunicação Social e do programa de pós-graduação mestrado e doutorado em Letras na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Integrante do GENALIM, Grupo de Estudos sobre Narrativas Literárias e Midiáticas (CNPQ), e do GIPTele, Grupo Interinstitucional de pesquisa sobre Telejornalismo.

  • Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas

    Jornalista. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Comunicação pela PUC-RS. Tem pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele) e integrante do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC).

  • Roberta Roos, Universidade Federal do Pampa

    Jornalista. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Doutoranda em Comunicação na UFSM. Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus São Borja. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele).

Downloads

Publicado

2018-12-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Telejornalismo universitário e acessibilidade: um caminho em formação. RuMoRes, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 313–332, 2018. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2018.140423. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/140423.. Acesso em: 16 abr. 2024.