A poética da entrevista no documentário O país de São Saruê

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.173273

Palavras-chave:

O País de São Saruê, Poética da entrevista, Cinema documentário

Resumo

O presente artigo discorre sobre questões poéticas e retóricas envolvendo o documentário O país de São Saruê, dirigido pelo cineasta paraibano Vladimir Carvalho, concluído originalmente em 1971. Adotando noções de “poética da entrevista no filme documentário”, como sugeridas por Leger Grindon (2007), esta análise tem como interesse maior a compreensão de como a construção das entrevistas contribui para a estrutura argumentativa dessa obra. Observamos que, na composição das entrevistas, o realizador se utiliza de técnicas cinematográficas que tendem à redução da polivalência do conjunto de falas dos entrevistados, ainda que uma variedade de opiniões, por vezes conflitantes, atravesse o filme.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Francisco Serafim, Universidade Federal da Bahia

    Professor associado da Faculdade de Comunicação da UFBA, Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA).

  • Renato Meira dos Santos Filho, Universidade Federal da Bahia

    Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA). Pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/PósCom).

Referências

FEITOSA, A. F. A estética como conteúdo histórico: a terra e o homem em O país de São Saruê. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 16., 2014, Campina Grande. Anais […]. Campina Grande: ANPUH-PB, 2014a. Disponível em: https://bit.ly/34c3uXX. Acesso em: 12 abr. 2020.

FEITOSA, A. F. Documentário e cultura histórica: o sertão de trabalho e relações de classe em O País de São Saruê (1971). 2014. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014b. Disponível em: https://bit.ly/2STaNkD. Acesso em: 12 abr. 2020.

GRINDON, L. Q&A: poetics of the documentary film interview. The Velvet Light Trap, Austin, n. 60, p. 4-12, 2007. Disponível em: https://bit.ly/3oEbnPe. Acesso em: 8 mar. 2020.

MOURA, H. C. Memória & exílio: o cinema de Vladimir Carvalho. 1996. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996. Disponível em: https://bit.ly/3hKe40h. Acesso em: 10 abr. 2020.

MOURA, H. C. Oralidade e fabulação no cinema documentário. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997. Disponível em: https://bit.ly/3tWAxcM. Acesso em: 8 jan. 2021.

MUSSE, C. F.; MUSSE, M. F. A entrevista no telejornalismo e no documentário: possibilidades e limitações. RuMoRes, São Paulo, v. 4, n. 8, 2010. Disponível em: https://bit.ly/3bDv4Bt. Acesso em: 27 mar. 2020.

NICHOLS, B. Introdução ao documentário. 5. ed. Tradução de Mônica Saddy Martins. Campinas: Papirus, 2010.

NICHOLS, B. Representing reality: Issues and concepts in documentary. Bloomington: Indiana University Press, 1991.

O PAÍS de São Saruê. Direção: Vladimir Carvalho. Produção: Vladimir Carvalho e João Ramiro Mello. Edição: Eduardo Leone. Fotografia: Manuel Clemente. Voz do poema: Echio Reis. Voz da narração: Paulo Pontes. Entrevistados: José Gadêlha, Charles Foster, Antônio Mariz, Pedro Alma e Zeca Inocêncio. Brasil: Embrafilme, 2004. 1 DVD (80 min).

SANTOS, C. V. Vladimir Carvalho: do popular ao público: O homem de areia e O evangelho segundo Teotônio. 2006. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006. Disponível em: https://bit.ly/3u0SvuH. Acesso em: 20 jan. 2021.

SOUZA, S. F. O sertão como dado, São Saruê como aspiração: o documentário O país de São Saruê entre a utopia e a política. 2010. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010. Disponível em: https://bit.ly/2RoUxI0. Acesso em: 8 mar. 2020.

WAINER, J. A entrevista no documentário. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://bit.ly/3bEr5oc. Acesso em: 12 mar. 2020.

WAUGH, T. The right to play oneself: looking back on documentary film. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A poética da entrevista no documentário O país de São Saruê. RuMoRes, [S. l.], v. 15, n. 29, p. 329–347, 2021. DOI: 10.11606/issn.1982-677X.rum.2021.173273. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/Rumores/article/view/173273.. Acesso em: 20 abr. 2024.